Análise das principais mudanças no setor de movimentação de material

2
693

O mercado mudou!

Por Norival Capassi – Gerente de Estratégia em Equipamentos Elétricos da Hyster-Yale® do Brasil.

O mercado de movimentação de materiais vem se transformando no Brasil, seguindo uma tendência mundial. A comercialização de empilhadeiras elétricas é um bom exemplo disso e vem ganhando espaço entre empresas de diversos setores, principalmente nas que atuam em segmentos como: alimentício, de bebidas e farmaco-químicos e cosméticos. Não se trata de coincidência, mas sim, consequência, uma vez que estes equipamentos não emitem gases tóxicos em ambientes que devem preservar a proteção contra contaminação, como é o caso dos “atacarejos”, frigoríficos e itens de consumo diário.

Hoje, dentre todas as classes de motorização, os equipamentos com propulsão elétrica ocupam 62% da comercialização mundial alcançando 84% no mercado Europeu, segundo o WITS (World Industrial Trucks Statistics).

No Brasil, nos primeiros cinco meses de 2017, seguindo a tendência de 2016, as vendas de empilhadeiras elétricas alcançaram 60% das vendas totais de equipamentos de movimentação e armazenagem.

Leia Também: O futuro da intralogística é a energia elétrica

Esse alinhamento das empresas brasileiras com o compromisso com a legislação “ambiental” e redução do “custo operacional” do mercado, sem dúvida, também é impulsionado pela maior rigidez das normas trabalhista e ambiental, que proíbem a emissão de gases tóxicos em ambientes confinados ou fechados.

O cuidado das corporações com consumo de combustível e custos (totais) de operação tem seu destaque nessa mudança de comportamento do mercado de empilhadeiras. As máquinas elétricas apresentam altíssima tecnologia com vistas a relação custo-benefício-segurança, proporcionada por maior velocidade, aceleração e frenagem totalmente programadas, operação em menores corredores operacionais, alcançando maiores alturas de elevação de carga/operador quando comparados aos equipamentos à combustão, reduzindo muitas vezes, em até 70% a área consumida para armazenagem.

A mudança passa, logicamente, pelas áreas de suprimentos, engenharia e logística das empresas. A boa notícia é que o Brasil, a exemplo de Europa e Estados Unidos, está caminhando a passos largos para a maturidade em intralogística, contando com melhor planejamento dos centros de distribuição e armazenagem, melhores pisos, estudos mais detalhados de cronometria de operação com diferentes marcas e tipos de equipamentos, maiores cuidados com as perdas de carga, gestão de frota automatizada dentre outras boas práticas.

E é neste contexto que a venda consultiva ganha força, daí a importância de conhecer a necessidade de cada empresa em indicar a solução mais adequada que permitirá ao cliente desenvolver suas atividades com total cobertura e eficiência, o que acaba garantindo um crescimento ordenado na logística das organizações. Assim, o mercado mudou e nós tratamos de nos antecipar a estas mudanças de forma diária.

Sobre a Hyster-Yale:

A Hyster-Yale projeta, fabrica, vende e presta serviços de manutenção de equipamentos tanto a combustão, quanto elétricos na área de movimentação de materiais por intermédio de sua Rede de Distribuidores, sendo desde equipamentos elétricos para corredor estreito até equipamentos de manipulação de carga com homem para movimentação em locais com alturas de até 17metros.

Completando em 2017 seu 60º aniversário, a Hyster-Yale continua a impulsionar a indústria para frente. O exemplo mais recente veio com a aquisição da Nuvera Fuel Cells, Inc – empresa fornecedora da mais exclusiva tecnologia sustentável do setor com o desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio e tecnologias avançadas de baterias, aumentando a produtividade e diminuindo os custos operacionais.

A Hyster-Yale é a única empresa do mercado a oferecer esse tipo de solução altamente sustentável (energia+equipamento). A Hyster-Yale Brasil pertencente ao grupo Hyster-Yale Materials Handling, Inc., companhia de capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo HY(NYSE). Mais informações: http://www.hyster-yale.com/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here