Carnaval 2024 impulsiona o transporte de bebidas

0
65
Carnaval 2024 impulsiona o transporte de bebidas
Empresa do setor projeta crescimento de 10% na demanda por transporte de bebidas durante o período

     

 

Com o Carnaval se aproximando, diversos setores econômicos aguardam com boas expectativas o impacto das festividades e viagens para o litoral. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional de Comércio de Bens (CNC), o Carnaval deste ano deve movimentar cerca de 9 bilhões de reais, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Em estados como Santa Catarina, a estimativa é que a data movimente aproximadamente R$ 2,3 milhões segundo a Fecomércio. A projeção para o turismo no Paraná é que o feriado gere um aumento de 14,5% em comparação a 2023.

Apesar de influenciar diversos setores, um dos mais destacados é o de bebidas. Um estudo da Scanntech aponta que em 2022 o consumo de cerveja aumentou em 34,8%, o de energéticos em 31,2% e o de misturas alcoólicas em 55,8%. O consumo desses produtos durante o Carnaval gera bons números para empresas do segmento.

Para Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes, empresa com mais de 40 anos de atuação, com matriz em Cascavel, no Paraná, o trabalho se inicia muito antes de fevereiro. Assim que o ano começa, a empresa já começa a abastecer os centros de distribuição, que já esperam alta demanda do consumo de bebidas, especialmente no litoral de Santa Catarina.

De acordo com Eduardo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, foram transportadas 11 mil cargas e 240 mil toneladas de mercadorias. Apesar do aumento projetado pelo mercado ser maior, espera-se um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. Clientes estão com alta demanda, porém com pouco espaço em seus centros de distribuição, o que torna a operação um desafio duplo.

“Por conta desse alto fluxo e da falta de espaço, temos que encaixar as descargas com a retirada da mercadoria para entrega, fazendo com que a operação precise estar ainda mais alinhada. Porém, mesmo com esses desafios, estamos todos posicionados para uma venda maior que ano passado”, afirma Ghelere.

Apesar das boas expectativas para o Carnaval, preocupações conhecidas pelos transportadores rodoviários de cargas são recorrentes também para a transportadora. “Temos que ter cuidado redobrado, pois desde o Natal o fluxo nas rodovias no país aumenta, e o volume de carga de alimentos em geral é bastante alto. Por isso, aqui dentro, adotamos uma operação chamada Plano Verão”, destaca o empresário.

A operação consiste no aumento do controle e do gerenciamento de risco, visando facilitar o trabalho dos colaboradores, possibilitando maior dedicação e atenção a outras atividades que também demandam de seus responsáveis. O objetivo da empresa é trazer mais segurança para os motoristas para que possam realizar as entregas com o menor número de intercorrências.

O período de Carnaval é festivo para a população e de muito trabalho para as transportadoras. O empresário, porém, vê como um momento importante para a Ghelere Transportes. “Para nós, trabalhar com alta demanda é mais fácil. Uma equipe mentalmente e profissionalmente preparada é o que nos auxilia a passar por esses períodos mantendo o equilíbrio e oferecendo nosso melhor em todas as situações. Essa época do ano é a oportunidade que temos para alavancar a operação”, finaliza Eduardo.