Correios aposta na criação de fulfillment centers para potencializar comércio eletrônico

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Maiores operadores logísticos do e-commerce nacional, os Correios apresentaram ao mercado o plano de expansão para o Correios Log – Comércio Eletrônico, nova solução de logística integrada voltada ao comércio eletrônico, por meio da qual é oferecido o serviço de e-fulfillment para empresas que vendem na Internet. O primeiro centro foi lançado em setembro de 2016, em São Paulo. De acordo com o plano, está prevista a abertura de seis novos centros de logística integrada (fulfillment centers) no território nacional. Este mês, está prevista a inauguração de uma nova unidade em Brasília; RJ, ES, PE, MG e PR são os próximos estados que devem usufruir da facilidade.

De acordo com José Furian Filho, vice presidente de logística dos Correios, os principais ganhos trazidos pela solução estão na simplicidade de precificação (por item armazenado e pedido atendido), o que possibilita a redução dos custos fixos logísticos, e na celeridade operacional em retirar um produto no estoque e despachar para entrega no mesmo dia. “Com o e-fulfillment oferecido, que inclui frete, armazenagem e manuseio, a nova solução prevê uma redução média de 47% no custo logístico para o comércio eletrônico”, destacou.

Para os clientes que aderirem a terceirização logística, a estatal oferece ainda embalagem gratuita e melhores tabelas de distribuição, tanto para Sedex quanto para PAC. Além disso, a loja virtual tem acesso ao mesmo sistema de gestão de estoque que os maiores players do comércio eletrônico.

Infraestrutura – Para oferecer essa nova atividade de fulfillment, os Correios mantêm na cidade de Cajamar (SP) um armazém de 72 mil metros quadrados de área total, sendo 32,5 mil destinados à área de armazenagem. O espaço tem pé direito livre de 12 metros e 18 mil pontos de porta paletes, que comportam 550 mil posições de armazenagem, e devem ser ampliados para 86 mil este ano.

Também foram investidos pela empresa R$ 5,5 milhões na aquisição de licença de uso permanente de um software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos, o Warehouse Management System (WMS). Com esse sistema, os clientes têm acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque, podendo fazer o acompanhamento de pedidos pelo celular, com rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente. Atualmente, os Correios entregam quase 1 milhão de encomendas/dia em todo o Brasil, sendo 71% desse volume originado do e-commerce, o que garante a liderança no segmento de encomendas expressas.

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