Empresa de baterias alia reciclagem e alta tecnologia na reforma e manutenção de equipamentos e estações de recarga na intralogística

0
177

Empresa de baterias alia reciclagem e alta tecnologia na reforma e manutenção de equipamentos e estações de recarga na intralogística

Além do reaproveitamento de materiais, a Elemento utiliza sistema inteligente de recarga de energia da Fronius, para manter a boa performance e aumentar a vida útil dos equipamentos

           
Cada vez mais, as corporações procuram fornecedores de equipamentos e soluções confiáveis e alinhados aos conceitos da Indústria 4.0 e de sustentabilidade. Por isso, a Elemento Baterias vem se destacando no mercado por oferecer serviço de reforma e manutenção de baterias tracionárias, além de desenvolvimento de projetos especiais para estações de recarga de veículos elétricos, a partir do reaproveitamento de materiais e uso de avançada tecnologia em carregamento de energia, que promove menor consumo de eletricidade e aumenta a durabilidade das máquinas.
Para deixar as baterias danificadas ou com problemas técnicos com a mesma performance das novas e fornecer soluções eficientes e econômicas para sala de empilhadeiras, a Elemento utiliza um sistema avançado de carregadores inteligentes da austríaca Fronius. No processo, também são reaproveitados caixas de ferro, placas de baterias em boas condições e até vasos de plástico.
Atualmente, a oficina da Elemento conta com cinco carregadores de bateria de chumbo-ácido da linha Selectiva 4.0 de 24V, para correntes elétricas de 700A, 500A e 340A. O grande diferencial dos carregadores Selectiva 4.0 é a tecnologia RI, que executa controle de corrente elétrica na recarga. O sistema faz uma avaliação prévia das condições internas da bateria e, a partir dos dados obtidos, como resistência interna, nível de descarga, entre outras variáveis, executa o carregamento, fornecendo energia na medida certa e evitando o superaquecimento que danifica os componentes. A solução ainda permite programar a recarga nos horários em que a tarifa de energia é mais baixa e fora do pico de consumo.
Alto desempenho das baterias por mais tempo – Além dos equipamentos internos, os carregadores abastecem também as baterias reparadas de clientes e, ainda, são incorporados em soluções para salas de empilhadeiras, principalmente das grandes redes e companhias dos segmentos de varejo, logística, automotivo, construção civil e outros.
Ruberval Boneto, diretor geral da Elemento, aponta a baixíssima manutenção, o alto desempenho na carga e a longa vida útil entre os fatores decisivos para investir nos carregadores da marca. De acordo com o executivo, ao longo dos 10 anos de uso dos equipamentos da linha Fronius Selectiva, foram constatadas uma redução de 30% no consumo de energia, diminuição de 20% no custo de manutenção das baterias, aumento de 30% na autonomia e de 10% na vida útil desses acessórios. “A durabilidade das baterias usadas internamente nos nossos veículos elétricos passou de cinco para quase sete horas”, afirma Boneto.
Mariana Krocker, head de negócios da Perfect Charging, da Fronius do Brasil, unidade especializada em sistemas de recarga de baterias tracionárias, ressalta a importância da tecnologia de ponta para tornar produtos e serviços mais eficientes, com menor impacto ambiental. “E o sistema de recarga inteligente da Fronius tem se mostrado uma poderosa ferramenta para indústrias e fornecedores levarem para o mercado soluções com alto padrão de qualidade, com melhor custo-benefício e alinhados à logística 4.0 e aos pilares do ESG (sigla em inglês referente aos pilares da sustentabilidade, responsabilidade social e governança)”, conclui.

Sobre a Fronius
Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacion al. Saiba mais no site da empresa.
 
Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção, em salas de exposição ou oficinas –, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, custos operacionais consideravelmente reduzidos e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.
 
Sobre Elemento Baterias – Com sede em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa vem atuando desde 2006 na reforma, manutenção e fornecimento de baterias tracionárias e carregadores, além de projetos especiais para estações de recarga de empilhadeira. Em seu processo são reutilizados materiais, como caixa de ferro, placas em bom estado de uso e até materiais inusitados, além de tecnologia de ponta para garantir o rendimento, excelência na qualidade e durabilidade das baterias. Saiba mais clicando no site da Elemento Bater ias.