ID LOGISTICS BRASIL REFORÇA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E FORMALIZA AÇÕES JÁ EM CURSO

0
611
ID LOGISTICS BRASIL REFORÇA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E FORMALIZA AÇÕES JÁ EM CURSO
A multinacional de logística reduziu a taxa de  acidentes de trabalho em 62% nos últimos cinco anos e cerca de 44% as suas emissões de CO2 por palete. Além disso, torna público, em carta enviada ao Secretário Geral da ONU,  H.E. António Guterres, o apoio aos dez princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção

A ID Logistics Brasil, pertencente ao Grupo ID Logistics, presente em 18 países e um dos líderes em logistica na Europa, embora tenha promovido desde o início a abordagem de CSR (Corporate Social Responsibility), institucionalizou um reforço de metas de sustentabilidade e objetivos de responsabilidade social. Todas as ações devem entrar em operação dada a relevância e senso de urgência das frentes definidas.

« Uma empresa deve exercer suas atividades como um agente social com comprometimento com seus colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e o meio ambiente, bem como ter o envolvimento das comunidades em que atua. E essa é uma diretriz que diz respeito ao Grupo ID Logistics », afirma Jerome Jacek, CEO da ID Logistics.

Essa tarefa passou a ser diária para o time da ID Logistics Brasil, requerendo foco e comprometimento também de seus parceiros de negócios.

Pacto Global da Onu

Em carta à ONU, a empresa formaliza um importante passo no caminho no compromisso de adesão às melhores práticas estabelecidas na CSR.« Nesse sentido tenho o prazer de confirmar que a ID Logistics Brasil apoia os dez princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com esta comunicação, expressamos nossa intenção de implementar esses princípios. A subsidiária brasileira esttá empenhada em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia local, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável », afirma Jacek.

Jerome reforça ainda que « a ID Logistics tem consciência de que suas ações podem impactar a sociedade e que há consequências diretas com a qualidade de vida de todos que nela convivem no espectro ambiental ».

Para a gestão global de uma política que abarque assim todos os atores envolvidos e deixe claro sua estratégia, a ID Logistics possui um departamento dedicado a essa área específica na companhia. A CSR (Corporate Social Responsability) tem como base o compromisso instaurado globalmente pelo Grupo ID Logistics, que envolva todas as suas subsidiárias e estabelece três pilares: Social, Meio Ambiente e Sociedade.

Parte desse trabalho vem sendo promovido já pela ID Logistics Brasil desde a sua criação, gerando resultados importantes, como a diminuição das taxas de acidente nas operações em 62% nos últimos 2 anos. Outro importante índice alcançado, entre 2020 e 2021, foi a redução de cerca de 44% das suas emissões de gás carbônico,CO2, por palete expedido e desde 2018 mais de 15% do seu consumo de energia elétrica por metro quadrado ocupado.

A filial também colocou em prática treinamentos de ética, campanhas de conscientização e passou a promover a compra responsável junto a seus fornecedores. Também mapeou frentes para a redução da emissão de poluentes junto aos seus clientes, com maior automonia, buscando a redução do consumo tanto de energia como de água nos centros de distribuições existentes. 

De acordo com Alejandro Bagnati, Diretor de Projetos e embaixador de CSR localmente, a abordagem da ID Logistics Brasil passou a ser mais próxima dos objetivos de CSR de seus clientes, refletida em planos e compromissos concretos.

Em algumas das operações locais se passou a substituir, inclusive, a tipologia de insumos operacionais para itens reciclados, reaproveitando as embalagens primárias e até mesmo eliminando, se possível, parte dessas. Em todas elas foi introduzido um sistema de coleta seletiva para a recuperação e destinação correta dos resíduos e a digitalização dos seus controles internos.

Contribuição Social

O pilar recebe atenção da empresa desde 2005 com a fundação do IDEBRA pelos executivos Éric Hémar, Cristophe Satin e Pierre Nahon da ID Logistics Brasil, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, local da primeira sede da empresa no País. O instituto é presidido pelo CEO da empresa no Brasil, Jerome Jacek.

A associação tem como propósito contribuir para a educação e a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através da integração de atividades socioculturais, educacionais e esportivas.

Hoje a entidade conta mais duas mais unidades, uma localizada em Minas Gerais e outra em São Paulo, onde foi inaugurada a mais recente.

Desde a sua criação até 2019, 2.669 jovens e crianças foram atendidas pela entidade. Indiretamente, o trabalho do IDEBRA chegou a 23.310 pessoas através da realização de eventos, atendimentos às família dos jovens, etc.

A redução da emissão de gás carbônico, por sua vez, foi potencializada devido à aquisição e instalação de sistemas de energia solar (fotovoltaica), compra de energia limpa de origem eólica, implantação de estações de recarga para veiculos elétricos, substituição nos centros de distribuição para lâmpadas LED, instalação de sensores de presença e de outros dispositivos eletroeletrônicos de maior eficiência energética para carregamento de seus equipamentos de movimentação.

Para 2022, o benefício destas ações representará uma redução efetiva de mais de 320 toneladas de CO2 emitidas por ano e a expansão deste plano, com a instalação de outras usinas de energia solar e a ampliação da compra de energia limpa de origem eólica, trará reduções adicionais na emissão de CO2 em 2023.

«Os números  apresentados precisam ser comemorados. Mas estamos conscientes de que há muito mais a ser feito. Para isso, ID Logistics acaba de reforçar algumas metas locais de sustentabilidade e objetivos de responsabilidade social ». afirma Jacek,

« A continuidade do sucesso das ações mencionadas e demais metas estipuladas exige uma preocupação constante, que relembra a cada um de nós que  que a batalha não está ganha. Temos de continuar contruindo dia a dia uma empresa comprometida, melhor para os seus colaboradores, clientes, parceiros  meio ambiente e sociedade », Bagnati.

 

Contatos da Assessoria de Imprensa ID Logistics
Tel: +55 11 97652-9494 Bete Carriço – Word Brasil Comunicação
Email: bete@wordbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here