O Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou, durante a solenidade de abertura da Intermodal South America, que, após os leilões dos aeroportos, o Governo Federal pretende leiloar, ainda este ano, três malhas ferroviárias, além de promover as renovações de sete terminais portuários.
O plano faz parte da segunda lista de projetos de infraestrutura do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). “Estas renovações devem atrair, inicialmente, mais de R$ 1 bilhão de investimentos ao setor”, afirmou Quintella. Segundo o ministro, outra prioridade para o governo federal em 2017 é o modal ferroviário. “Devem ser leiloados até o final deste ano as malhas das ferrovias Ferro Grão, Norte-Sul e FIOL”, acrescentou.
Ainda de acordo com Quintella, as renovações antecipadas das malhas já existentes, das empresas MRS, Rumo Logística e VLI também estão na lista de urgências. “Devemos concluir mais esta etapa até o primeiro semestre de 2018, o que deve garantir mais de R$ 25 bilhões em investimentos ao segmento”, completou.