Manserv otimiza em até 20% a performance do recebimento em processos nos Centros de Distribuição

O recebimento de materiais é a primeira e mais importante etapa para garantir ganhos em eficiência nos processos intralogísticos. Por isso, o aperfeiçoamento deste ciclo é uma preocupação constante para empresas do segmento. A Manserv, atenta a isso, desenvolveu em uma planta industrial que atua no interior de Minas Gerais, um método capaz de alcançar um aumento produtivo de até 20% na performance do recebimento paletizado.

O projeto começou a ser desenvolvido em outubro de 2016 e consiste na adoção de medidas que otimizem ao máximo o Dock to Stock, ou seja, o período decorrido entre o recebimento do material na doca e a sua disponibilização no estoque. Para isso, a equipe de Engenharia da Manserv adotou a padronização do processo, o que permitiu estabelecer um fluxo contínuo para o recebimento, conferência e armazenagem com empilhadeiristas, reduzindo em 77% o dock to stock de 1,3 para 0,3 dia e aumentando em cerca de 20% a produtividade, tornando o procedimento mais dinâmico, e, com isso, dar à equipe a possibilidade de dimensionar a capacidade operacional de acordo com a complexidade da carga.

Além dessas ações, o projeto também incluiu a instalação de um Dashboard para o acompanhamento em tempo real do desempenho da operação de recebimento de paletes, possibilitando aos gestores, detectar e tomar ações corretivas para sanar desvios durante o processo no menor tempo possível. “Além de fornecer indicadores para mensurar as melhorias, a ferramenta auxiliou também a evolução do atendimento durante a programação dos recebimentos e aderência ao volume contratado”, explicou Marcelo Augusto Felipe, Diretor Geral de Logística da Manserv.

De acordo com o executivo, somente a aplicação do Dashboard propiciou um aumento de 6% na produtividade do recebimento. “A disposição dos parâmetros gerenciais e operacionais tem auxiliado os gestores a detectar os pontos que podem ser aperfeiçoados, detalhando até mesmo o desempenho de cada colaborador”, concluiu Felipe.

Publicidade