MáximaTech democratiza inteligência de negócios para o atacado distribuidor
Líder em soluções para a cadeia de abastecimento desenvolve alternativa ao BI para agilizar o acesso de atacadistas a informações estratégicas para tomadas de decisões sobre vendas, logística e operação
Com o objetivo de sanar uma das maiores dores do atacado distribuidor, que é a falta de acesso simplificado a dados consolidados e estratégicos para orientar decisões de vendas, logística e operação, a MáximaTech, líder em soluções para o segmento, segundo o ranking ABAD/NielsenIQ, lança o maxInsights, sua nova plataforma de inteligência comercial.
Com uma proposta inédita no mercado, o maxInsights transforma dados operacionais dispersos, provenientes de qualquer fonte de dados, como ERPs (Enterprise Resource Planning) e soluções de logística e força de vendas, em informações analíticas, oferecendo aos gestores uma visão integrada e em tempo real dos negócios para tomadas de decisões. A ideia é que as empresas tenham uma rotina cada vez mais guiada por dados.
Assim, ao ter as informações operacionais, o gestor pode compartilhar com a equipe os dashboards e relatórios criados e essas informações podem ser acessadas tanto no desktop quanto por meio de dispositivos móveis. Diferente de um sistema de BI (Business Inteligence) tradicional, que exige projetos longos, caros e complexos, além de profissionais especializados, o maxInsights rompe essa barreira com os dados direto para quem precisa, sem depender que o gestor extraia do sistema, baixe arquivos ou monte planilhas. “A informação está pronta, atualizada e georreferenciada, acessível de ponta a ponta, do gestor ao vendedor, do motorista à indústria parceira”, afirma Vanusa Souto, CRO (Chief Revenue Officer) da MáximaTech.
Entre as análises que já vêm pré-configuradas no sistema estão “clientes sem venda no período”, “produtos mais vendidos”, “venda por fornecedor”, “venda por departamento” e “venda por seção”, além de análises como “vendedor com maior volume de vendas” e “identificação de oportunidades comerciais”.
Além de ser uma alternativa menos dependente da TI, o maxInsights também tem um custo competitivo comparado aos projetos tradicionais de BI, que podem demandar investimentos na ordem de R$ 60 a 100 mil. Ao todo, 40 empresas do setor já estão utilizando a solução da MáximaTech.
Vanusa conta que, além de atender os próprios atacadistas, o maxInsights também gera valor para a indústria, permitindo, por exemplo, que as companhias tenham acesso a dados de mercado para melhorar o abastecimento, a negociação e as ações promocionais junto aos distribuidores. “Estamos colocando a inteligência de dados no centro da operação do atacado distribuidor. O mercado exige mais agilidade, informação e decisões cada vez mais precisas. Quem trabalha no escuro fica para trás. Com o maxInsights, nossos clientes passam a ter controle total sobre seus dados, com mais planejamento, produtividade e assertividade na gestão”, finaliza Vanusa.