O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO FALANTE

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             O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO FALANTE

“Na logística muito tem se falado em automação e não pode ser diferente, mas quando vamos para a realidade das operações logísticas encontramos a grande maioria dos processos de distribuição ainda “Centrados no Papel” (Picking List) e muitos migraram ou ainda estão migrando para “Centrados em RF” (Rádio Frequência)”, para se manter competitivo, uma tecnologia alternativa a utilização de voice pícking proporciona resultados imediatos, aumenta significativamente a produtividade e reduz os erros.

VOZ, VISÃO E MOBILIDADE

A utilização das mais modernas tecnologias tem sido pauta constante nos eventos e também de diversas publicações, pois indiscutivelmente traz uma melhora nos níveis de serviço, tornando as operações mais confiáveis, e contar com uma operação mais segura e que leva uma empresa a optar por investir em automação, como RFID, Sorters automáticos, Realidade Aumentada, Robótica, Big Data, Business Intelligence, Blockchain, internet das coisas, Logística 4.0 entre outras.

Mas quando vamos para a realidade das operações logísticas atualmente vemos estágios diferentes de maturidade, encontramos muitos processos de distribuição ainda “Centrados no Papel” (Picking List) e muitos migraram ou ainda estão migrando para “Centrados em RF” (Rádio Frequência).

A implementação de WMS, códigos de barras e terminais de radiofrequência permitiram que as operações pudessem chegar a cerca de 97% no nível de serviço, mas, para atingir as taxas exigidas hoje (mais de 99%), a implementação de novas tecnologias se torna obrigatória.

Em uma operação aonde a automação parece ser uma realidade um pouco distante devido aos volumes movimentados, natureza da operação, o capital necessário a ser investido ou até mesmo o estágio o qual a empresa se encontra, devemos ter a preocupação de se manter competitivos, aumentar a produtividade é executar uma determinada tarefa ou serviço em menos tempo e com melhor qualidade, em muitas situações precisamos pensar em processos e tecnologias alternativos que possam proporcionar resultados imediatos e tornar a cadeia de suprimento uma vantagem estratégica para os negócios.

Em uma visão de evolução de nossas operações, podemos analisar a possibilidade de uma abordagem “centrada na voz” (voice picking). A voz vem sendo utilizada em muitos fluxos de trabalho, tarefas e processos, otimizando as interações Homem – computador.

As operações que utilizam soluções com voz estão obtendo melhorias de 15 a 30 % na produtividade, atingindo 99.98 % de acuracidade em sua gestão de picking e de estoques, reduzindo os tempos de treinamento do novo colaborador, seus clientes estão mais satisfeitos com as remessas mais precisas e em tempo hábil.

A utilização de voz cria ganhos enormes em acuracidade, garante altos níveis de produtividade, reduz o tempo de treinamento total e promove à segurança, tudo com um retorno atraente sobre o investimento, E esse custo é reduzido a cada aplicação adicionada, já que o mesmo equipamento pode ser usado para todas as tarefas se elas acontecerem em turnos diferentes.

Soluções completas de voz são desenvolvidas com a finalidade de atender às diversas e vastas necessidades potenciais em todo o ambiente de distribuição. A voz pode ser perfeitamente integrada com os sistemas ERP e de gerenciamento de Armazéns (WMS), junto com outras ferramentas exigidas, incluindo scanners de código de barras (RF´s) , impressoras, tablets e RFID.

A aplicação da voz mais amplamente usada e melhor estabelecida em centros de distribuição é para a separação de pedidos e continua a ser o ponto de entrada para a maioria, geralmente a área onde o maior número de funcionários está posicionado e onde a empresa pode ter um impacto mais direto e, normalmente, o retorno sobre o investimento mais imediato e mensurável.

A separação de pedidos é uma operação muito trabalhosa. É também o lugar no CD que está altamente propenso a erros humanos, já que é geralmente o ponto com a maior quantidade de interação manual. A separação de pedidos direciona as pessoas ao local correto, a selecionar, contar e verificar – sendo todas estas tarefas sujeitas a erros se não forem administrados perfeitamente.

É muito mais rápido capturar dados à velocidade da voz do que lançá-lo manualmente com papel e lápis, ou digitar em um coletor RF ou efetuar a leitura de um código de barras e ter de realizar confirmações. Melhor do que tudo, a captura de dados por Voz é rápida, prática e extremamente fácil de usar.

A voz é extremamente adequada para a separação de pedidos eficiente, já que as mãos dos colaboradores estão livres para realizar suas tarefas. Eles não têm as mãos ocupadas com papel, scanners, etiquetas, lápis ou qualquer outra coisa. Em vez disso, suas mãos estão prontamente disponíveis para pegar os produtos. Devido ao fato dos colaboradores estarem ouvindo, ao invés de, lendo um papel, rótulo ou tela, eles podem se concentrar no produto que está sendo separado, o que, também, acelera o seu trabalho para uma maior produtividade. Também são reduzidas as chances de erros, pois eles não estão olhando para frente e para trás entre o papel ou a tela e a localização do produto. E uma vez que seus olhos não estão grudados a uma tela ou papel, os trabalhadores estão mais conscientes do que está ao seu redor, o que melhora significativamente a sua segurança.

LABOR MANAGEMENT

A mão-de-obra é a maior despesa individual na maioria dos centros de distribuição, e administrá-la corretamente pode trazer receitas substanciais para o resultado financeiro e consequentemente a gestão da mão-de-obra é onde estão as oportunidades administrativas mais significativas. Um sistema de voz (voice picking), trabalhando em conjunto com um bom sistema de gestão de depósito (WMS), pode ajudar as empresas a gerenciar sua mão-de-obra, uma vez que a voz (voice picking) funciona em tempo real, há um fluxo constante de dados precisos gerados pelo sistema. Todas as tarefas podem ser monitoradas continuamente à medida que os colaboradores se movimentam através de suas atribuições.

O tempo de duração de cada tarefa é medido conforme ela é realizada, permitindo que os lideres controlem com precisão a produtividade de sua força de trabalho durante todo o dia. Além de determinar a produtividade geral, os sistemas de voz fornecem dados precisos quanto à possibilidade dos colaboradores estarem mais propensos a erros, e quem está atendendo às expectativas e quem não está. Isso permite que gestores resolvam as dificuldades.

A Operação por voz (voice picking) permite  desenvolver um controle justo de remuneração variável por produtividade. Essa forma de remuneração se baseia no estabelecimento de metas e na mensuração de seu atingimento, de forma individual ou coletiva.

A remuneração variável tem um impacto positivo sobre as equipes, se sentem motivados na execução de suas tarefas, visto que serão recompensados de forma justa e de acordo com o seu desempenho, pois ela e meritocratica e oferece a aos colaboradores uma possibilidade de renda maior.

Muitas empresas utilizam as informações em tempo real que a tecnologia de voz proporciona, como fornecem dados sobre desempenho em tempo real, os lideres podem responder a gargalos, conforme necessário, desviando operadores para os locais onde há maior necessidade, a fim de manter o fluxo de produtos e as eficiências em níveis ideais.

E importante pontuar que os maiores ganhos são obtidos quando a voz (voice picking) é associada a melhorias no processo. O trabalho orientado por voz permite a otimização do processo que pode reduzir o tempo por tarefa, a associação de tarefas entre fluxos de trabalho para eliminar o trabalho em geral e a intercalação de tarefas para eliminar a paralisação desnecessária entre ações. Na otimização com o objetivo de aumentar a eficiência, os produtos talvez tenham que ser realocados. O layout das áreas de armazenamento e seleção pode ter talvez que ser reorganizado para melhorar o fluxo de produtos pela instalação e otimizar a utilização do espaço. Os fluxos de produtos talvez também tenham que ser ajustados para diminuir os tempos de percurso.

INDICADORES QUE A SOLUÇÃO DE VOZ PODE MELHORAR O DESEMPENHO DO NEGÓCIO

·         Acuracidade 

A velocidade esta ganhando espaço em nossas operações, os clientes valorizam o serviço rápido, mas receber o produto errado torna a velocidade sem sentido. Ao implementar soluções de voz, as operações podem alcançar mais de 99,9% de acuracidade de atendimento, uma medida crítica no cenário competitivo.

·         Produtividade

A simplicidade é geralmente o melhor caminho para a produtividade. O fato do colaborador não precisar mais carregar scanners RF volumosos à medida que realizam seu trabalho. Em vez disso, suas mãos ficam livres para se concentrarem em suas tarefas, além da tecnologia de voz, reduzir as etapas necessárias para concluir uma tarefa, com os olhos voltados para cima, melhorando a segurança, a ergonomia e aumentando a produtividade em até 30%.

·         Visibilidade de gestão

O acesso à informação em tempo real dos níveis de produtividade dos colaboradores, grupos, zonas, locais, progresso diário e tempo restante para concluir as tarefas atribuídas, permite que o líder tome decisões operacionais rápidas,

Os colaboradores também podem solicitar seu nível de desempenho atual, especialmente valioso em locais que usam planos de incentivo.

  • Equipamentos ociosos ou que operam sem carga

 Empilhadeiras / Transpaleteiras ou mesmo paleteiras ociosas ou que operam sem cargas – a oportunidade de melhoria do processo por meio da voz. Com fluxos de trabalho de veículos habilitados por voz, este determina o ritmo e não ficam inativos ou sem carga, a menos que estejam em manutenção.

  • Colaboradores que se deslocam entre fluxos de trabalho

 Em Centros de Distribuição menores, os mesmos colaboradores podem executar o recebimento pela manhã, o picking durante o dia e o reabastecimento ou carregamento no final do turno. A voz permite que estes operadores de Centros de Distribuição usem um único dispositivo para todas as suas operações.

  • Áreas de recebimento ou carregamento sobrecarregadas ou desorganizadas

As empresas que empregam a voz em diversos fluxos de trabalho têm a flexibilidade de aplicar mais mão de obra no recebimento quando o volume aumenta. Para o carregamento, os fluxos de trabalho habilitados por voz podem ajudar a garantir maior eficiência na saída de mercadorias para os caminhões.

  • Colaboradores aglomerados ou ociosos

Um Centro de Distribuição com colaboradores ociosos costuma ser um indicador de um ambiente desequilibrado ou um local que não está aproveitando o melhor potencial da intercalação de processos. A implementação da voz, junto com as melhorias do processo, pode reequilibrar o sistema e permitir a intercalação de processos. O resultado é uma melhor utilização da mão de obra e menos colaboradores ociosos.

  • Colaboradores que gastam tempo olhando para papéis, telas e teclados

Melhora a produtividade ao liberar as mãos e os olhos do operador. A quantidade de tempo que um trabalhador perde olhando para o papel e telas ou manuseando um teclado pode parecer insignificante, mas quando essas operações são executadas centenas de vezes todos os dias, a produtividade perdida se soma rapidamente.

  • Segurança

E uma vez que seus olhos não estão grudados a uma tela ou papel, os trabalhadores estão mais conscientes do que está ao seu redor, o que melhora significativamente a sua segurança.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O sistema de voice picking é uma ferramenta  muito eficiente para o gemba e para a gestão da operação, tem se mostrado como uma excelente forma de otimizar o tempo da cadeia de suprimentos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade a custos inferiores as grandes automações.

Investir em VOICE PICKING pode ser um grande diferencial para sua empresa!

                                                LUÍS CLÁUDIO MARTÃO                                               Executivo Sênior com ampla experiência nas áreas de Supply Chain, Logística, Transporte, E-commerce e Operações com carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais, do segmento de varejo de moda e supermercadista, operador logístico, transporte, E-commerce e Educacional.

Desenvolveu projetos de Implantação de CD´s, malha de transportes, last mile, outsourcing, automação, supply chain management, milk run, Melhoria Continua, Gerenciamento de Riscos, Logística Reversa, controles de inventários entre outros.

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Logística Empresarial e de Transportes e MBA em Logística Nacional e Internacional e também Professor e Consultor.