Terminal Portuário Porto Pontal tem novo CEO

0
943

Patrício Júnior, que atuava como presidente do Porto Itapoá, passa a ser CEO do Porto Pontal

Com grande expertise na implantação, consolidação e administração de terminais portuários em todo o mundo, o carioca Patrício Júnior assume a presidência do Porto Pontal – o mais novo e moderno terminal portuário privado da América Latina. “Embarco neste projeto com o compromisso de auxiliar no desenvolvimento e na qualidade portuária do Paraná. Nosso objetivo é proporcionar mais competitividade e transformar o estado em um importante polo importador e exportador da região”, revela o executivo. O engenheiro civil Ricardo Bueno Salcedo também segue na direção institucional do Porto Pontal.

Perfil do novo CEO da Porto Pontal

Formado pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro em 1983 e com MBA em Logística Portuária pela Universidade de São Paulo, Liderança e Estratégia para Executivos pelo IMD, na Suiça, e Gerenciamento de Terminais pela Lloyds Maritime Academy, em Londres, Patrício Júnior já ocupou cargos em empresas como Sealand, Maersk Line, além de ter atuado no CTO-Ceará Terminal Operator, no Aqaba Container Terminal (Jordânia), no APM Terminals Jordânia e Panamá e no Porto Itapoá. O executivo foi também conselheiro da ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público, da ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, presidente e vice-presidente da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados, sendo ainda o único brasileiro que já esteve à frente de um terminal de contêineres no exterior.

Com residência fixa em Pontal do Paraná, o CEO já deu início a uma série de estudos de viabilidade para a implantação de projetos na área social em prol da população de Pontal, como campanhas de saúde e programas de capacitação profissional. “Vamos investir em gente, em educação e profissionalização a fim de garantir oportunidades para os pontalenses. Estamos mapeando as demandas e necessidades da região para então desenvolver ações que proporcionem benefícios e qualidade de vida para a comunidade”, explica Patrício Júnior.

O Terminal Portuário Porto Pontal

Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2020, o Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 625 mil m², o que constituirá a maior área para armazenamento de contêineres do país. Com investimento aproximado de R$1,5 bilhão, Porto Pontal será o primeiro terminal do país a operar 100% com equipamentos sobre trilhos. Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Sua localização é privilegiada e estratégica para o Mercosul. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, sua profundidade permanente é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.

Sobre o Grupo JCR

Acionista majoritário do Porto Pontal, o Grupo JCR atua há mais de 50 anos no Brasil investindo em infraestrutura (energia e portuária), real state e tecnologia.