67% dos empreendedores são os principais responsáveis pela gestão logística de suas empresas, revela pesquisa

0
16

67% dos empreendedores são os principais responsáveis pela gestão logística de suas empresas, revela pesquisa

De acordo com levantamento ‘Rota do E-commerce’ realizado pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, a maior parte (58%) dos pequenos negócios realizam entre 30 a 50 envios por mês e fazem a gestão direta dos seus envios
 

São Paulo, setembro de 2025 – O e-commerce brasileiro vem se consolidando a cada dia e a logística tem sido reconhecida como de extrema importância para impulsionar os negócios das pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com a pesquisa ‘Rota do E-commerce’ realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, 67% dos empreendedores ainda são os principais responsáveis pela escolha e gestão dos processos logísticos de suas empresas, sendo que a maioria (58%) realiza entre 30 a 50 envios por mês.


Entre os diversos fatores que mais ajudariam os empreendedores com a expansão das empresas está a cadeia logística e de distribuição (42%) dos produtos entre os principais. Além disso, o levantamento aponta outros fatores, sendo: possibilidade de expansão para novos mercados e regiões (39%); parcerias estratégicas e novos fornecedores (30%); melhoria nos serviços (27%); mais acesso a crédito e financiamento (21%); e capacitação da equipe (21%).


Impacto da logística para PMEs

Para alavancar o e-commerce de PMEs, processos mais eficientes e novas soluções logística têm trazido cada vez mais agilidade ao processo e, com isso, melhoria nos prazos – apontado na pesquisa como fator relevante a 20% dos empreendedores. Segundo o levantamento, o prazo médio de entrega dos empreendedores para os clientes é de 3 a 7 dias úteis para 42% dos pacotes enviados, de 7 dias ou mais para mais de 31% em distâncias mais longas, e menor que 3 dias para 25%.

Outro fator essencial para esse público é a necessidade constante de redução de custos em seus processos de vendas apontado por 18% dos entrevistados. Na sequência, com 16%, está a logística para trazer mais alternativas e comodidade para os clientes, e por último 12% afirmam a importância em melhorar o controle e a gestão de estoque.


Sobre a pesquisa ‘Rota do E-commerce’

A pesquisa ‘Rota do E-commerce’ foi realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, e tem o objetivo de compreender o perfil, os desafios e as estratégias adotadas por empreendedores brasileiros com relação às práticas de venda, logística, uso de plataformas digitais, automação e canais de relacionamento com o público.

O levantamento foi realizado entre abril e maio de 2025 e entrevistou mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil, que realizam ao menos 30 envios de produtos por mês.

Para acessar o material completo, acesse a página oficial da Loggi no link.