SARAIVA AMPLIA OPERAÇÃO LOGÍSTICA COM NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM EXTREMA

0
1501

SARAIVA AMPLIA OPERAÇÃO LOGÍSTICA COM NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM EXTREMA

Com a contratação da CEVA Logistics, como operador logístico em Minas Gerais, a rede amplia capilaridade e eficiência. A estrutura vai dar suporte ao amplo sistema de distribuição que, só em 2017, somou quase R$1.9 bilhão em vendas

A Saraiva, uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento, anuncia seu novo centro de distribuição em Extrema (MG). A operação logística ficará a cargo da CEVA Logistics, uma das empresas líderes globais em gerenciamento de cadeia de suprimentos. Esta nova estrutura, juntamente aos outros dois centros de distribuição em Cajamar (SP) e Salvador (BA), trará maior eficiência à malha logística, agilidade nas entregas e velocidade no abastecimento das mais de 100 lojas da Saraiva, além de concentrar a operação de eletrônicos para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.   

“Com este novo centro de distribuição, nós reforçamos nossa estratégia de aprimorar, cada vez mais, a experiência dos clientes e a omnicanalidade, com a integração entre as lojas físicas e o e-commerce. Resultando não só em maior agilidade nas entregas a nível nacional, mas também em velocidade no abastecimento das lojas físicas da Saraiva”, afirma Alexandre Faria, gerente de logística da Saraiva. “Esta expansão também faz parte do plano estratégico da companhia, ampliando nossa capilaridade com ganho de competitividade e eficiência, que incluem monitoramento e desenvolvimento de iniciativas voltadas para a melhoria de processos e sustentabilidade do negócio”, reforça o executivo.

O Centro de Distribuição em Extrema concentrará a operação das categorias de telefonia, informática, acessórios e games para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A escolha de Extrema, em Minas Gerais, se deve a localização da cidade, que permite fácil acesso à malha logística das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o que trará uma entrega em menor tempo, de forma mais dinâmica, com ganho de qualidade para a jornada de compra do cliente. A operação logística contará com a CEVA Logistics, uma das empresas líderes globais em gerenciamento de cadeia de suprimentos, que será responsável por toda a gestão deste novo Centro de Distribuição, como recebimento dos pedidos, armazenamento, gestão de inventário e expedição de produtos.

Centros logísticos e e-commerce

Hoje, a Saraiva conta com mais de 1 milhão de produtos cadastrados para venda no e-commerce e nas lojas físicas, em diferentes categorias: livros (nacionais, importados e digitais), música, filmes, games, telefonia, informática, acessórios, softwares de multimídia, papelaria, periódicos, brinquedos educativos e o Lev – o e-reader da Saraiva.

Para atender tamanha abrangência, a rede conta com outros dois centros de distribuição em Cajamar (SP) e Salvador (BA), que somados chegam a 24 mil metros quadrados e cerca de 500 colaboradores. Em períodos de alta demanda, como Black Friday, Natal e Volta às aulas, os espaços recebem cerca de 300 mil peças por dia. Só em 2017, foram enviados mais de 30 milhões de produtos para as lojas físicas da Saraiva, e vendidas mais de 10 milhões de peças pelo e-commerce.

O Centro de Distribuição em Salvador é responsável pelas categorias de telefonia, informática, acessórios e games, entretanto, para as regiões do Norte e Nordeste, tanto para o abastecimento das lojas da Saraiva quanto para as compras realizadas pelo e-commerce. Já o Centro de Distribuição em Cajamar é responsável pelas categorias de livros, música, filmes, softwares de multimídia, papelaria, periódicos, brinquedos educativos e o Lev.

Com o novo centro de distribuição, a Saraiva reforça sua estratégia de aprimorar, cada vez mais, a experiência dos clientes e a omnicanalidade, com a integração entre as lojas físicas e o e-commerce. Esse último tem apresentado um forte desempenho, que atingiu um crescimento de 32,5% nas vendas brutas no primeiro trimestre de 2018, totalizando 41,8% do total de vendas da empresa no período. No ano anterior, a Saraiva somou quase R$1,9 bilhão em vendas.

 Por fim, vale ressaltar as diversas possibilidades para os clientes, como a expansão do serviço de compra pelo site e retirada em loja sem custo. Atualmente, cerca de 20% dos usuários do site já optam por esta modalidade. Há, também, o “Turbo entrega” para pedidos realizados até às 15 horas, em que o produto é recebido no dia seguinte da compra. Entre as capitais que contam com o serviço estão São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Vitória, Salvador e Recife.

E, ainda, a opção de utilizar o serviço “Saraiva Entrega”, com a possibilidade de o cliente adquirir qualquer produto da rede que eventualmente não esteja disponível fisicamente em uma unidade e optar por recebê-lo em casa ou na própria loja posteriormente. A proposta é disponibilizar a oferta de todo catálogo da Saraiva em qualquer uma de suas unidades, independentemente do formato, tamanho, perfil ou localização da loja.

SOBRE A SARAIVA

A Saraiva, empresa focada em educação, cultura e entretenimento, está presente em todas as fases da vida de seus clientes. A companhia opera por meio do conceito multicanal, que integra lojas físicas, internet e dispositivos móveis, com uma ampla gama de produtos e serviços. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico pelo site saraiva.com.br, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas, com presença em todo o território nacional.

Informações à imprensa Saraiva:

PROS – People Relations Agency