Novartis e RD são parceiras em primeira simulação de entrega de medicamentos por drone
O objetivo é reimaginar a logística de medicamentos com ampliação e maior agilidade em seu acesso
Com o objetivo de ampliar e agilizar o acesso a medicamentos e contribuir para reimaginar a logística na indústria farmacêutica, a Novartis, em parceria com a RD – RaiaDrogasil, realizou, no início de novembro, teste de entrega de fármacos utilizando drones.
“O uso de drones para entregas de medicamentos inaugura uma nova era para a logística de fármacos, uma vez que possibilita a ampliação do acesso em áreas remotas e mais agilidade no fornecimento, com possível redução de impacto ambiental e do tempo de entrega”, explica Jorge Ryzwaniuk, Head de Supply Chain da Novartis – Brasil.
O modelo de drone selecionado pelas duas companhias foi DJI Matrice 200 e o local escolhido foi a cidade de Embu das Artes (SP), onde ficam os centros de distribuição de medicamentos da Novartis e da RD – RaiaDrogasil. Após autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o voo ocorreu em área de mata, sem residentes, conforme a legislação atual.
“9 milhões. Esse é o número aproximado de pacientes atualmente atendidos pela Novartis. Sabemos que o uso de drones para distribuição de medicamentos ainda não está regulado na legislação brasileira, mas entendemos que é uma inovação necessária e que poderá beneficiar milhares de moradores de áreas remotas do país“, complementa Ryzwaniuk.
Após análise das condições climáticas, o drone percorreu uma distância de quase 2 km, a uma velocidade de 30 km/h em quase 5 minutos, tendo seu trajeto monitorado em tempo real, com alterações de rotas ou cancelamento da operação sendo possíveis de serem realizadas a qualquer momento, assegurando assim a segurança do teste.
“A RD é uma empresa conectada com as mudanças que vem ocorrendo no
setor farmacêutico e, ao lado da Novartis, pensa sempre em tudo o que pode
melhorar a vida do consumidor e suas experiências de compra. Nosso foco é
colocar os clientes no centro do negócio, por isso vemos muita sinergia com
este projeto”, afirma o diretor de logística da RD, Erivelton Marcos
de Oliveira.
O teste, apesar de bem-sucedido, é ainda o primeiro passo nessa trajetória. Um grupo de trabalho formado por profissionais da área jurídica e de supply da Novartis e por demais profissionais de empresas parceiras tem a missão de avaliar e propor possíveis ações que assegurem a viabilidade deste tipo de iniciativa em larga escala. O teste realizado comprova a possibilidade e provoca os players e a sociedade brasileira a ter um debate mais profundo sobre as oportunidades e os desafios das entregas com veículos não-tripulados, os chamados drones.
Regras para uso de drone no Brasil
A regulamentação do espaço aéreo apresenta normas e restrições para o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA). É proibido pilotar drones sobre pessoas, exceto quando elas autorizam. No caso de não ter a autorização, o drone deve manter uma distância de 30 metros das pessoas. Quando as RPAs forem voar acima dos 121 metros, os pilotos precisarão ter licença e habilitação, além de serem maiores de idade. As autorizações para pilotar drones são emitidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Sobre a Novartis
A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em http://www.novartis.com.
Sobre a Companhia – A RD – Gente, Saúde e Bem-estar foi formada em 2011
a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam 196 anos de
história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “Cuidar de
perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, a
empresa possui 2.000 lojas em 23 Estados, que representam cerca de 98% do
mercado farmacêutico brasileiro.
Informações à imprensa
Conteúdo Comunicação
Tel. 11 5056-5800
atendimentonovartis@conteudonet.com