Logística da cadeia do frio deve dobrar a atenção no cuidado com as empilhadeiras elétricas

0
1399
Logística da cadeia do frio deve dobrar a atenção no cuidado com as empilhadeiras elétricas

Baixas temperaturas reduzem drasticamente o desempenho e a vida útil das baterias tracionárias

Uma cadeia de frio sem interrupções é indispensável para o armazenamento e o transporte de produtos frescos e congelados. No entanto, as baixas temperaturas ambientes que predominam na área de refrigeração, especialmente no verão, acabam representando grande desafio para empresas logísticas do setor, já que reduzem drasticamente o desempenho e a vida útil das baterias tracionárias.
De acordo com Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil, em temperaturas muito frias a energia de uma bateria não é suficiente para um turno completo. “Com 15 graus negativos, por exemplo, as baterias têm uma eficiência de apenas cerca de 60%”, informa.
Para compensar essa queda no desempenho, a empresa de origem austríaca que se dedica a soluções inovadoras para carregadores de bateria automotivos e tracionários criou o Fronius Cold Logistics, um sistema de carregamento de baterias com sensor de temperatura pré-ajustado, que seleciona automaticamente a quantidade certa de energia para carregar a bateria de modo ideal.
O dispositivo Cold Logistics é uma função adicional desenvolvida especialmente para a linha Fronius Selectiva 4.0, que conta com diferentes funcionalidades tecnológicas e carrega baterias de chumbo-ácido flexíveis de diferentes tamanhos, tensões ou capacidades.
Mariana ressalta que o novo processo de carregamento Ri aumenta a capacidade de desempenho das baterias em temperaturas frias, aquecendo-as no início do processo de carregamento com uma elevada quantidade de energia; e leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a idade e o estado de carga de cada bateria. “Isso minimiza a sobrecarga, reduzindo o consumo de energia e protegendo a bateria”, explica.
“Com as baterias constantemente operacionais e sem longos tempos de espera, o empresário logístico da cadeia do frio se beneficia da alta disponibilidade de sua frota de empilhadeiras e, ao mesmo tempo, pode otimizar seus custos de modo sustentável”, finaliza.

Sobre a Fronius
Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.
Saiba mais em: http://www.fronius.com/pt-br/brasil

Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção, em salas de exposição ou oficinas -, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, custos operacionais consideravelmente reduzidos e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.

Informações para a imprensa
LILÁS COMUNICAÇÃO
Denise de Almeida (11) 99753-7360
Núbia Boito (11) 98315-7159