Picking e Packing: O que é e por que tão importante?
Por Paula Moraes Redatora
Existem diversas opções para melhorar a performance dos processos dentro de uma empresa.
Os dois fatores que mais irão contribuir são o picking e o packing.
De antemão, o picking tem a função de capturar e separar os produtos no estoque, antes de serem enviados aos clientes ou depósitos, é conhecido como um processo de preparação.
Já o packing é o processo responsável pela embalagem do produto.
Ambos são fundamentais para melhorar qualquer operação logística. Além de serem fatores diferenciais de como superar os novos desafios do e-commerce.
Você sabe exatamente o que eles são e por que são tão importantes para o e-commerce e para a gestão empresarial?
Continue o artigo e descubra!
Por que o Picking e Packing são tão importantes para a logística do e-commerce?
O comércio eletrônico é um setor que não para de crescer.
As lojas virtuais carregam a missão de conseguir suprir todas as necessidades e ter um controle dos custos de todas as suas operações.
Algumas empresas estão apostando em OKR para times de produto, a ideia é garantir uma gestão que promova o engajamento entre os colaboradores, aumentando a produtividade das empresas.
O objetivo do Picking e Packing é controlar e evitar gastos desnecessários no estoque com produtos de menor saída.
O que é Picking e Packing?
Os conceitos que definem Picking e Packing são fundamentais para um bom funcionamento de todas as atividades de um e-commerce.
Contudo, permitem uma gestão mais rigorosa de todo o estoque, visando excelência perante os consumidores.
Em dias atuais, os consumidores estão menos tolerantes para entregas de longo prazo ou que apresentem erros.
Dessa forma o picking e packing fazem toda a diferença entre os processos.
Picking:
De modo geral, Picking é o nome dado aos processos logísticos dentro de um e-commerce, que estão relacionados a separação, preparação dos pedidos e envio.
É um facilitador para que o pedido seja entregue no prazo e da forma correta.
Pode ser observado que as empresas estão investindo em tecnologia, com isso, é notório a melhoria na agilidade e a precisão durante a separação dos produtos.
Tipos de picking
Cada organização define qual Picking atende melhor às suas necessidades.
Conheça os métodos que podem ser utilizados durante esse processo.
Ø Picking discreto: é quando um funcionário executa todo o processo do começo ao fim, preparando sempre um produto por vez;
Ø Picking por onda: nesse método, cada funcionário se responsabiliza por um produto, mediante um intervalo de tempo entre eles para evitar o acúmulo de pedidos entre os turnos;
Ø Picking por zona: o estoque é dividido por tipo de produto. O operador recebe o pedido, separa os produtos e despacha quando estiver completo.
Ø Picking por lote: um funcionário é responsável por separar em uma só vez produtos de pedidos distintos.
Formas de melhorar o picking
Os métodos do picking podem ser aplicados de forma separada ou não.
Entretanto, existe a possibilidade de fazer com que o processo sofra melhorias, aproveitando todas as estratégias logísticas.
Confira:
- Seja atento ao espaço do galpão (layout);
- Facilite a identificação dos seus produtos;
- Use e abuse da tecnologia.
Seguindo essas possibilidades de melhorias, será mais prático manter o ciclo de separação e envio em perfeito funcionamento.
Packing:
O Packing nada mais é do que o processo de embalagem do produto antes do envio.
A forma que essa embalagem ocorre faz total diferença na entrega ao cliente.
O método conta com alguns objetivos, são eles:
Ø Unitização do pedido;
Ø Manutenção e qualidade do produto;
Ø Prevenção de furtos e roubos durante o envio.
Como organizar o Packing de forma eficiente
Para que o Packing ocorra com eficiência é necessário que as etapas logísticas sejam executadas da forma correta.
Para isso:
- Colete dados relevantes do produto;
- Tenha conhecimento de toda etapa de embalagem;
- Defina o melhor lugar para o Packing.;
- Evite desperdícios;
- Utilize as ferramentas corretas.
Com essas dicas, e o auxílio da tecnologia suas operações certamente ficarão melhores e reduzirão custos e auxiliarão para superar os desafios da logística no varejo omnipresente.
Com isso as entregas serão mais rápidas.
Packing como estratégia de posicionamento de marca
A comunicação entre a embalagem e a marca precisam estar alinhadas, assim o cliente irá reconhecer o seu produto facilmente.
As informações da embalagem precisam ser claras e objetivas.
É válido apostar no marketing 5.0. a modalidade é responsável por conectar o cenário atual com o futuro, ficando atento às necessidades do público-alvo.
Como otimizar o Picking e Packing?
Para otimizar e tornar os processos de Picking e Packing mais ágeis, as empresas estão apostando em máquinas automatizadas.
As máquinas facilitam o trabalho dos separadores e principalmente das embalagens.
Ademais, é preciso ter um sistema de gestão especializado para que as etapas sejam realizadas.
O gestor precisa se assegurar de que seus funcionários estão aptos a realizarem as atividades corretamente.
Feito isso, você certamente terá bons resultados com a venda em seu e-commerce, proporcionando excelentes experiências aos seus clientes.