Como deixar o frete mais baixo?

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Close-up Of A Woman Signing On Document Of Delivered Package

Como deixar o frete mais baixo?

Não é só a compra do produto que deve ser vantajosa para o cliente, apresentar opções caras e limitadas de frete pode colocar tudo a perder.

Com a ascensão do setor de empreendedorismo, a exigência em destacar sua loja virtual só aumenta. 

E para isso é fundamental tornar o frete o maior aliado da sua loja virtual

Neste post, vamos te dar dicas valiosas de como deixar o frete da sua loja online mais barato. 

Confira!

O que é frete de lojas online?

Para poder se destacar frente a concorrência é preciso oferecer produtos ou serviços competitivos com um preço adequado. 

Mas há outros fatores que também influenciam na escolha de determinada empresa.

Para isso, faça um checklist para um e-commerce de alta performance e foque em um bom atendimento aos clientes.

Além disso, o serviço de frete possibilita que as compras feitas no seu e-commerce cheguem ao comprador em segurança.

Dada a vantagem do não deslocamento do cliente, o envio possui custos.

Tipos de frete de lojas online:

#1 Frete grátis

O frete grátis de lojas online é oferecido quando a economia dada ao cliente não onera o vendedor. 

Para isso, observa-se a margem de lucro do produto e se ela cobre o valor do frete. Por exemplo:

Se o produto custa R$100,00 reais e apresenta margem de lucro a R$30,00, o valor do frete não pode ultrapassar R$30,00. 

Também é possível aplicar a estratégia através da compensação com a venda de outros produtos com mais saída. 

#2 Frete por região

O frete por região tende a sofrer alterações devido à distância. Nesses casos, é comum o cliente distante já esperar certos valores.

Mas nem toda região é receptiva a fretes caros, pois esperam opções grátis ou no mínimo mais baratas. 

Para evitar abandonos de carrinhos nessas regiões, procure negociar com transportadoras além dos Correios.

Estas podem cobrar mais barato pelo envio.

O mesmo pode ser aplicado em regiões que compram pouco na sua loja.

#3 Frete com desconto

Na impossibilidade de oferecer fretes gratuitos, os fretes com descontos são muito bem vindos.

Uma alternativa é estabelecer um valor mínimo de compras ou em formato de Kit, de modo a aumentar a margem de lucro e compensar o desconto oferecido ao consumidor.

#4 Frete fiel

Na intenção de contemplar os clientes mais assíduos ou com potencial para isso, ofereça programas de fidelidade em troca de benefícios na loja.

Dentre eles vantagens na entrega dos produtos.

Essas vantagens podem vir em forma de brindes na entrega, fretes mais baratos, descontos na próxima compra, participação em sorteios exclusivos e dentre outros. 

O importante é reter e fidelizar clientes, para que eles sejam  propagadores da sua loja.

#5 Frete fixo

Como todas as dicas acima, para aplicar o frete fixo, é necessário analisar todos os valores envolvidos nas vendas.

Tendo em mãos dados como média de quantidade, volume, preço e peso de cada produto.

Feito isso, analise o valor do frete por região e determine o valor fixo do frete.

E, para não ter prejuízos, coloque limites no tamanho ou peso dos produtos para cada entrega a ser feita nessas condições.

Qual o impacto do preço do frete na decisão de compra?

Segundo um estudo feito pelo Google em 2019, o envio gratuito é o segundo fator mais importante para os brasileiros ao comprar online.

Contudo, depende do que é oferecido pela concorrência em relação aquela compra. 

Afinal, o cliente certamente abre várias guias em outras lojas no estágio de finalização.

Se o preço do frete for desproporcional ou não apresentar vantagens, a outra loja terá sua compra fechada.

Siga as dicas abaixo para promover uma automação nas vendas e ninguém vai resistir em finalizar a compra com você!

4 dicas para deixar o frete de lojas online mais barato

#1 Diminua o tamanho das embalagens

Se optar por embalar direto nos Correios, além de arcar com o peso e dimensões do produto, você deverá pagar uma média de R$6,00 a R$16,00 pela embalagem.

Que também é proporcional ao peso e dimensões do produto. 

A prática é feita para compensar o espaço ocupado pelo item ao ser transportado. 

Por isso, quanto mais compacta, leve e resistente for a embalagem, mais barata fica.

Pesquise esses detalhes com as transportadoras responsáveis pela entrega e economize ao máximo.

#2 Aumente o ticket médio

Deixar a entrega mais barata também ajuda a aumentar o ticket médio de vendas. Contudo, aposte em mais alternativas. 

São elas:

  • Deixar o mix de produtos vendidos no seu e-commerce em lugar sempre visível, inclusive no fechamento da compra;
  • Na jornada final de compra, indique mais produtos para colocar no carrinho;
  • Apresente produtos complementares à compra.

#3 Ofereça diferentes modos de envio

Após estudar as possibilidades de envio por região, ofereça diferentes modos de envio. Tais como:

  • Retirada na loja ou em local específico;
  • Frete com transportadoras;
  • Frete com Correios.

#4 Faça cotação com mais de uma transportadora

Cada transportadora tem seus critérios de envio.

Apesar do preço por km rodado, tem aquelas que cobram menos em determinadas regiões, as que trabalham com um nicho específico, outras mais generalistas.

Consulte as opções de barateamento de várias transportadoras e não conte somente com uma. 

Tais parcerias farão a diferença em períodos sazonais de grandes vendas, como no fim do ano.

Conclusão

Agora ficou mais fácil rever o frete da sua loja online para deixá-lo mais barato sem precisar pagar caro por isso. 

O frete é um fator logístico a ser levado em conta. E há um aumento de demanda por logística e roteirização continua em alta para 2022.  

Ao seguir as dicas acima, empreender vai ser ainda mais prazeroso, pois a tendência será o aumento no número de vendas. 

Também não deixe de se atualizar no mercado logístico com os nossos conteúdos!

Paula Moraes                                                                                                              Redatora