Logística: por quê as empresas devem investir em telemática durante períodos de alta demanda
A premiada ferramenta de dados da Geotab leva indústrias a otimizar a gestão de frotas
O início de um novo ano pode pressionar as empresas para garantir que os planos e as entregas sejam feitos em tempo hábil. Do setor de varejo ao setor alimentício, é importante para as operações começar a investir em tecnologia que ajude a fornecer uma visão precisa sobre o status das entregas, a fim de permanecerem competitivas no mercado.
De acordo com uma pesquisa da Cisco, chamada The Current State of Digital Readiness in Retail, apenas 67% das empresas brasileiras investem em novas tecnologias ou serviços para seguir evoluindo. Mais importante ainda, é o cenário do setor de transportes, onde existe um baixo aproveitamento tecnológico, uma média de 0,38 pontos em uma escala de 0 a 1, o que revela um amplo espaço para expansão da digitalização e desenvolvimento da transformação digital no mercado de logística, conforme aponta o IPT (Índice de Produtividade Tecnológica) de Logística, estudo encomendado pela TOTVS e executado pela H2R Pesquisas Avançadas.
Avaliando as forças e fraquezas do setor é que se formulam as estratégias capazes de solucionar as adversidades enfrentadas no mercado de transportes. A Geotab, líder global em transportes conectados, conecta veículos comerciais à nuvem com segurança, fornecendo análises cloud-based avançadas para ajudar as empresas a gerenciar melhor sua frota e tomar decisões baseadas em dados. Em um movimento que aproxima a empresa para aumentar sua presença, oferta de serviços e posição de liderança no mercado de gerenciamento de frotas da América Latina, a Geotab expandiu suas operações no Brasil em 2021 para fornecer acesso a sua solução telemática premiada e avançada aos clientes de logística e transporte do Brasil.
“A Geotab oferece às empresas de todos os portes os insights e ferramentas necessárias para ajudar a otimizar suas operações e melhorar sua tomada de decisão”, comenta Eduardo Canicoba, Diretor Executivo para o Brasil da Geotab. “Uma plataforma telemática abrangente fornece os dados necessários para que as empresas tenham maior controle sobre suas operações comerciais. Saber o status de seus veículos o tempo todo permite que os gerentes de frota criem e gerenciem perfeitamente rotas personalizáveis, integrando as soluções de nossos Parceiros de classe mundial disponibilizadas através do Geotab Marketplace. Com essas ferramentas personalizadas, os gerentes de frota são capazes de manter seus clientes informados com atualizações em tempo real e entregar serviços mais rápidos”.
A importância do investimento em telemática
A automatização de processos pode ajudar a aumentar a produtividade em qualquer setor. E nesse contexto, a telemática é uma grande aliada para as empresas que buscam lucratividade. Atenta à experiência do cliente final, a Geotab criou a plataforma MyGeotab, um software open-cloud que reúne os dados essenciais para o gestor de frota em tempo real. Por meio dessa ferramenta, os gestores de frota podem checar o status do motorista e do veículo por relatórios fornecidos praticamente em tempo real, com insights sobre qualquer manutenção potencial ou atual que seja necessária no veículo, treinamento em tempo real contra direção ofensiva ou até mesmo ajudar a prevenir colisões que possam ocorrer.
Uma solução telemática abrangente também permite que os gerentes de frota obtenham essas informações de forma remota e centralizada em uma única plataforma. Essas informações são customizadas para cada tipo de negócio, resultando na otimização da eficiência geral das rodovias. Indo além, os usuários podem utilizar esses dados para ajudar a atingir as metas de sustentabilidade da frota, que incluem a melhoria do consumo de combustível e energia para todos os tipos de veículos, até mesmo os elétricos.
Especialmente neste momento do ano, distribuidores e varejistas podem se beneficiar desses dados combinados e entregues por sensores sofisticados e relatórios no veículo para ter informações em torno da entrega last-mile em uma área específica, melhorando a rota e garantindo a visibilidade de todo o ecossistema.