5 fatos que mostram que o carro elétrico será tendência em 2022

0
1442

5 fatos que mostram que o carro elétrico será tendência em 2022

O aumento exponencial na venda de eletrificados traz novos caminhos para o setor automobilístico no novo ano

São Paulo, janeiro de 2021 – O mercado de carros elétricos está em polvorosa. Segundo dados divulgados pela Anfavea, em 2021, o número de emplacamentos de veículos 100% eletrificados bateu recorde em comparação ao ano de 2020 – com 2.850 unidades contra 801 no ano retrasado. Já com os carros híbridos e híbridos plug-in, o total de vendas foi de 34.990 unidades, o que equivale a 2,3% dos automóveis e veículos comerciais leves vendidos no Brasil.
 

Para Rodrigo Aguiar, sócio-fundador da ELEV, empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, “nos últimos anos estamos percebendo um aumento significativo no número de aquisições de veículos elétricos no Brasil e no mundo, por motivos que vão muito além de uma tendência tecnológica do mercado.”
 

Pensando nisso, o especialista Rodrigo Aguiar cita 5 fatos que mostram que o carro elétrico será tendência em 2022. Confira!

1 – O Brasil tem futuro

Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em 2021, houve um aumento de 77% na venda de eletrificados no país. Além disso, grandes cidades brasileiras já planejam o aumento da frota elétrica no transporte público, como visto pela aprovação dos ônibus da BYD pela SPTrans (São Paulo Transporte S/A). E para Aguiar, em 2022, mais recordes podem ser esperados.

“Temos não só um crescimento da população comum interessada nesse tipo de veículo, mas também uma disposição por parte de empresas brasileiras e de instituições públicas de se adequarem aos princípios de ESG, além da enorme redução de custos com combustível (mais de 70%) e de manutenção. Logo, podemos esperar que, cada vez mais, sejam planejadas políticas públicas e de infraestrutura para suprir essa demanda crescente. A verdade é que o Brasil tem muito potencial”.

2 – Preocupação crescente com sustentabilidade e meio ambiente

Segundo dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o setor de transporte é um dos grandes emissores de gás de efeito estufa. E nunca se emitiu tanto quanto neste século 21; e o pior: 80% dessas emissões vêm da queima de combustíveis fósseis.

Para Aguiar, “o segmento de transporte, nos moldes atuais, é muito prejudicial para o meio ambiente. Os veículos elétricos surgem nesse momento como uma solução para o problema climático e, dessa forma, extrapolam uma simples tendência de mercado, já que a transição para a eletrificação é um processo que pode ajudar a atenuar um dos maiores perigos para o futuro da humanidade”.

 3 – O mercado financeiro já está percebendo a tendência

Já há grandes indícios de que o mercado já está se adaptando aos carros elétricos. Ano passado, por exemplo, a entrada da Rivian Automotive, fabricante de caminhões, pickups e SUV elétrico

s, na bolsa de valores foi destaque no mercado – alcançando um recorde de US $100 bilhões na estreia.

“E não é um caso isolado”, diz o especialista, “em 2021, por exemplo, a Tesla teve um aumento de mais de 70% na venda de carros elétricos e, no Brasil, dados da Anfavea indicam um aumento progressivo da venda desse tipo de veículo nos próximos anos. Assim, notamos que o mercado internacional e nacional está muito empolgado com as novas possibilidades provenientes da mobilidade elétrica.”

 4 – As montadoras já estão se adaptando

Montadoras consolidadas já pretendem transformar 100% da produção de suas frotas em eletrificados. Um grande exemplo está na Audi, que até 2026, pretende ter todos os seus lançamentos em carros elétricos e irá parar a produção de motores à combustão até 2033.

Rodrigo explica que “as montadoras já entenderam que o futuro está nos carros elétricos e que os motores à combustão logo irão se tornar obsoletos – tanto pela questão ambiental, quanto pela tecnologia e de custo. Podemos perceber, então, não só um crescimento nas vendas desse tipo de veículo, mas também um aumento na oferta do produto, o que caracteriza um mercado em expansão”.

5 – A tecnologia em avanço constante

Um grande empecilho para o aumento ainda maior da venda dos carros elétricos está no preço elevado, que é impulsionado pelo alto custo de produção das baterias. Porém, o especialista explica que, com o avanço tecnológico, esses preços vão se tornar cada vez mais populares.

“Atualmente, os carros elétricos ainda são parte de um mercado de luxo, porém, com o desenvolvimento e pesquisa de novos processos para baratear a produção de baterias de lítio, ou a entrada do nióbio e grafeno, o preço tende a baixar com o passar dos anos. E não é só o preço que deve sofrer alteração, a autonomia das baterias – ou seja, quanto o carro se locomove com uma recarga completa – também deve ser cada vez maior. É o que vimos com o anúncio da autonomia de 1000 Km anunciada pela Mercedes, por exemplo”.

Sobre a Elev

Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.