Logística inteligente permite experiência positiva diante da alta demanda na Black Friday
As entregas last mile são indicadas para empresas que desejam reduzir o tempo de entrega e dar maior suporte para o cliente final
São Paulo, outubro de 2022 – Redução no tempo entrega, visualização 24 horas de todo processo até a chegada do pedido, comodidade para alinhar o momento da entrega com o motorista. Agora aplique todos esses itens durante a Black Friday, período em que os pedidos online podem aumentar em até 70%, segundo projeção da Shippify, startup especialista nesse assunto. É o que o sistema de entregas last mile da empresa pode proporcionar para o cliente.
O last mile, ou última milha como também é conhecido, é o processo final da entrega até chegar às mãos do consumidor. Um dos momentos mais importantes do processo de venda, que reflete diretamente na satisfação, ou não, de quem compra.
Existem duas modalidades de entrega last mile modernas e que proporcionam uma experiência muito mais ágil e segura: Crossdocking e Ship From Store (SFS).
- Crossdocking – funciona por meio de sistema de logística onde o produto que foi comprado pelo cliente é despachado de um centro de distribuição para outro, até chegar a casa do consumidor. A mercadoria é despachada para o consumidor final de forma imediata, ou seja, a redistribuição é muito mais rápida do que comparada a sistemas comuns, nos quais o objeto é postado pelo vendedor nos correios e ele passa por um pela agência para então ser levado ao comprador. Processo que pode levar dias ou até mesmo semanas para ser finalizado.
- SFS – para as franquias de lojas o sistema que tem sido mais utilizado é o SFS (Ship From Store) que é uma estratégia na qual as lojas físicas funcionam como pontos de estoque da rede de distribuição. Ou seja, o varejista usa o estoque da sua loja física para atender aos pedidos online e não tem a necessidade de utilizar aqueles enormes galpões de armazenamento. Isso diminui os gastos, porque o entregador acionado está mais perto da loja e de onde irá entregar o pedido, e reduz o tempo também.
Acompanhamento em tempo real
Além de dispor desses dois sistemas, a Shippify, que inclusive foi pioneira no sistema SFS em São Paulo, montou uma equipe qualificada que acompanha as entregas em todos os processos fulltime. Isso porque a empresa desenvolveu uma plataforma que acompanha todos os dados em tempo real.
“Diferentemente do que ocorre com a maioria das empresas de logística na last mile, nosso atendimento abrange o cliente final e não só a loja que nos contrata para fazer o transporte. Quem compra pode ter acesso ao processo, saber onde está o entregador e até mesmo falar com ele para ajustar o momento da entrega. Isso gera segurança e praticidade”, explica , explica Lucas Grossi, COO da Shippify
Ao mesmo tempo, o vendedor dispõe de um sistema de suporte completo, já que ele sempre saberá de todas as informações sobre os produtos e não terá problemas em passar as informações do mesmo para o cliente final.
“Oferecemos um pacote robusto, ou seja, o contratante conta com uma gama de sistemas tecnológicos que o auxiliaram nos seus processos de entregas, entre eles estão a DASH, o time de atendimento, motoristas parceiros e o principal: o rastreamento em tempo real”, acrescenta Grossi.
Em um período como a black friday, em que a alta demanda leva a, consequentemente, muitas falhas logísticas e reclamações, um suporte tecnológico como esse permite um resultado final mais seguro e assertivo.
“Alem de proporcionar mais qualidade de entrega e garantir que todos os produtos cheguem dentro do prazo, o lojista e o cliente dele conseguem acompanhar todo processo e contatar o entregador. Com a tranquilidade nas entregas, o empreendedor pode focar sua atenção na criação de estratégias exclusivas para a Black Friday como descontos, cupons, live commerces, promoções relâmpagos etc”, finaliza o executivo.
Sobre a Shippify
A Shippify é uma logtech que oferece serviço de logística inteligente, que agiliza qualquer operação comercial com uma frota elástica sob demanda e um modelo de preços flexível, transformando a entrega regular em uma experiência privilegiada. Há sete anos atuando no Brasil, a Shippify também está presente no Chile e Equador e trabalha para expandir sua operação por toda a América Latina.
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