Conhece o sistema Milk Run? Entenda suas vantagens de uma forma simples e descomplicada
Estoque reduzido significa mais dinheiro em caixa. Esta é basicamente a proposta do Milk Run. Um sistema de logística onde o estoque é reposto com maior frequência, o que dispensa grandes investimentos com infraestruturas e funcionários e ainda elimina o desperdício de materiais.
O Milk Run tem esse nome devido aos antigos entregadores de leite, que todos os dias, faziam o mesmo trajeto entregando, de porta em porta, as garrafas cheias da bebida e recolhendo as vazias.
Este sistema, usado com frequência na indústria automotiva, tem como base o conceito Just-in-time, uma proposta de reorganização do ambiente produtivo, que visa melhorar os processos, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade, a velocidade de entrega e o preço final do produto.
Veja agora em detalhes como funciona e quais as vantagens de aderir a esse sistema de coleta de fornecedores:
Entenda de forma simples como que funciona o Milk Run
O Milk Run funciona basicamente assim:
A fábrica precisa de matéria prima para produzir seus produtos. Então, em vez dos fornecedores entregarem a matéria prima, uma a uma, contrata-se um caminhão para buscar um pouco de cada material em cada fornecedor. Entregando tudo de uma vez só no destino final.
Com esse método, o acúmulo de mercadorias, a desorganização na hora da entrega, o número de funcionários para conferência do material e o espaço para o armazenamento são reduzidos.
Saiba quais são as reais vantagens do Milk Run
Com a ajuda de uma empresa bem qualificada e experiente no sistema Milk Run é contratada, as vantagens do Milk Run são facilmente sentidas. Entenda melhor sobre os benefícios desse sistema:
- Embarque programado segundo as suas necessidades ( janelas de coleta, data, hora e quantidade)
- Redução do espaço necessário para armazenar mercadoria
- Diminuição dos furtos e compressão da mercadoria
- Não existe o risco de os produtos ficarem obsoletos ou ultrapassarem a data de validade
- Estoques reduzidos por causa do fracionamento dos embarques
- Serviços e manuseios de materiais mais práticos
- Embalagens padronizadas e reutilizáveis, o que ajuda a diminuir os custos, além de contribuir com o meio ambiente
- Agilidade no embarque e desembarque da mercadoria
- Redução dos custos de manutenção de inventário
Pontos necessários para a implantação do Milk Run
O Milk Run é um sistema muito eficaz, no entanto, é necessário fazer um planejamento estratégico bem-feito para que a metodologia possa funcionar perfeitamente. Por exemplo, as demandas da fábrica e dos fornecedores precisam estar sincronizadas para não haver paradas por falta de material; é essencial um planejamento bem estruturado, para não haver viagens além do necessário nem aumento do custo do frete.
O planejamento do Milk Run precisa da colaboração de todas as áreas de produção e logística da empresa e dos fornecedores, para que ele possa estar de acordo com a demanda da indústria. Além de tudo isso, é necessário um operador logístico com experiência nesse sistema, para que tudo saia dentro do tempo determinado, não causando prejuízos para a indústria.
Sua empresa tem ou já teve alguma experiência com o sistema Milk Run? Como foi? Que vantagens e desvantagens você encontrou? Conte para a gente nos comentários abaixo!
A BMX Soluções Logísticas possui clientes de Milk Run há mais de 25 anos. Quer saber mais? Entre em contato comigo agora 11 98878-8770 ou osmar.vinci@bmxserviços.com.br.
Osmar Vinci Filho – Consultor