Raia Drogasil utiliza logística compartilhada para reduzir emissão de carbono, resíduos e madeira
São Paulo, maio de 2023 – A RaiaDrogasil, o maior ecossistema de saúde integral farmacêutico do País, está utilizando o sistema de pooling de paletes da CHEP – modelo de economia circular onde se compartilha e reutiliza plataformas para movimentar cargas –, e com isso gera avanços significativos em redução de emissões de carbono e resíduos, assim como na utilização de madeira envolvida no transporte das mercadorias que chegam em suas lojas.
Para abastecer seus 11 centros de distribuição com medicamentos e produtos de saúde, beleza e bem-estar, a RaiaDrogasil movimenta cerca de 113 mil paletes anualmente, segundo dados da CHEP, empresa global de soluções de logística sustentável pertencente ao grupo Brambles, e responsável pelos impactos positivos junto à cadeia de fornecedores da RaiaDrogasil.
Desde 2013, quanto tiveram início as operações com a CHEP, o sistema de pooling de paletes diminuiu as emissões de CO2 da cadeia logística da RaiaDrogasil em um equivalente a 88 voltas ao mundo de caminhão. A adoção do pooling também reduziu o uso de madeira com 11.031 árvores salvas e diminuiu o descarte de resíduos com 931 caminhões de lixo a menos.
“Ter uma empresa com a capilaridade e a presença de mercado da RaiaDrogasil entre nosso rol de empresas beneficiadas por nosso modelo diferenciado de logística sustentável comprova a eficácia desse sistema, que é utilizado com a CHEP no mundo todo com alto índice de produtividade e economia de recursos”, comenta André Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil.
Mapa com os 19 centros de serviço da CHEP à esquerda e com os 11 centros de distribuição da RaiaDrogasil à direita
A operação se dá por meio do contato entre os fornecedores da RaiaDrogasil – companhias farmacêuticas e fabricantes de cosméticos, por exemplo – e a CHEP. No transporte das cargas, os produtos da indústria vão até os centros de distribuição do varejista em paletes da CHEP, que oferecem robustez e segurança para levar os itens, e permanecem lá até que sejam retirados pela CHEP. A logística como um todo é gerida pela CHEP e operacionalizada por seus parceiros de transporte. Esta situação diminui o gasto com espaços de armazenamento de containers, paletes ou similares, já que eles não permanecem nos centros de distribuição.
Uma vez que o palete é coletado, ele passa por uma inspeção e volta ao ponto inicial da distribuição, tornando o processo menos trabalhoso para o receptor final do produto, nesse caso, a RaiaDrogasil. Devido à tecnologia presente nos paletes da CHEP, sua durabilidade se mantém mais tempo do que os paletes brancos ou os de madeira tradicionais, e não há necessidade de gastos com ativos, já que o sistema de pooling engloba o aluguel do serviço de uso, reparo e transporte de paletes, e não a compra.
“A logística gerida pela CHEP garante a manutenção e entrega segura dos produtos que comercializamos. Além disso, nos apoia no objetivo de realizar uma operação mais sustentável do começo ao fim da nossa cadeia de varejo e alinhada aos objetivos e metas ESG da nossa empresa”, comenta Ana Clara Rossetto, da área de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.
RAIADROGASIL RECEBE CERTIFICADO QUE ATESTA LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
Neste ano, a RaiaDrogasil recebeu um Certificado de Sustentabilidade, após terem sido mensurados os ganhos ambientais do distribuidor devido à utilização dos paletes da CHEP por meio da economia circular aplicada em seus processos de logística.
Este documento, emitido com metodologia da consultoria ambiental RDC Environment, sediada na Bélgica, mostra um impacto ambiental com economia de 1.379.878 dm³ de madeira e de 465.201 kg em apenas um ano.
Sobre a CHEP
A CHEP é uma empresa de logística sustentável que ajuda a mover mais mercadorias para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização no mundo. Com forte presença global em mais de 60 países e liderança de mercado na América do Norte e Europa Ocidental, a CHEP faz parte do Grupo Brambles e opera no Brasil há mais de 20 anos. Seus paletes, caixas e contêineres formam a espinha dorsal invisível da cadeia de fornecimento global e as maiores marcas mundiais confiam na CHEP para ajudá-los a transportar suas mercadorias de forma mais eficiente, sustentável e segura. Como pioneira da economia circular, a CHEP criou uma das empresas de logística mais sustentáveis do mundo através do compartilhamento e reutilização de suas plataformas sob um modelo conhecido como “pooling”. O objetivo da CHEP é criar um impacto positivo no planeta e na sociedade através de cadeias de abastecimento regenerativas pioneiras. CHEP atende principalmente as indústrias de bens de consumo de rápida movimentação (por exemplo, alimentos secos, mercearia, cuidados pessoais e de saúde), produtos frescos, bebidas, varejo e a indústria de manufatura em geral. A CHEP emprega aproximadamente 11.500 pessoas e acredita no poder da inteligência coletiva através da diversidade, inclusão e trabalho em equipe. A CHEP possui aproximadamente 360 milhões de paletes, caixas e containers em uma rede de mais de 750 centros de serviço, suportando mais de 500.000 pontos de contato de clientes para marcas globais como Procter & Gamble, Sysco e Nestlé. Para mais informações sobre CHEP, visite www.chep.com. Para informações sobre o Grupo Brambles, visite www.brambles.com.