A Logística Frigorificada no Brasil

0
1281

A Logística Frigorificada no Brasil

O Desenvolvimento da Cadeia do Frio

  Fusões, aquisições, implementações de novas tecnologias e gestão compartilhada das operações. Operadores Logísticos Frigorificados avaliam as tendências; debatem e avaliam sobre os rumos e as oportunidades do mercado, com objetivo de como atender e melhorar o nível de serviços aos clientes, cada vez mais exigentes.

 Crise, desaquecimento da economia e instabilidade. Palavras e expressões que há algum tempo norteiam as ações de diferentes setores de mercado. Empresas que atuam e prestam serviços logísticos frigorificados; entretanto, parecem passar à margem desse cenário.

Isso não quer dizer que o setor não sofra com os reflexos de um ambiente tumultuado, mas a procura por novas soluções parece ser o ponto central hoje nessa atividade. É dessa maneira que Empresas, Fundos de Investimentos e Investidores tem observado esse Mercado.

O Crescimento verificado no Brasil no Ano de 2022, foi da ordem de 4,5%, em razão das movimentações das Empresas, face a reestruturações operacionais e adequações exigidas pelo mercado.

Mas as projeções são otimistas. Apesar do cenário econômico atual, a indústria do frio brasileira tem como previsão aumentar sua capacidade este ano em 7%. Hoje, o país conta com aproximadamente 16,0 milhões de m³ de capacidade, com mais de 265 unidades frigorificadas; considerando somente atividades voltadas a Cadeia Alimentar.

Fato que pode justificar o interesse dos investimentos nesse segmento, são os resultados obtidos pelos Investidores no ROI (Return On Investiments) conforme pode se demonstrar.

Se tomarmos como base de comparação o Mercado Norte Americano (USA), verifica-se:

  • Retorno sobre o Mercado Refrigerado (USA) = 38%
  • Rendimento das quotas de Mercado (Indice Largo) = 26%  (Fonte:MSCI US REIT-USA

Tomando por base o Mercado Brasileiro, considerando se as mesmas premissas, observa-se:

  • Retorno sobre Ações no Mercado Logístico = 14,80%
  • Rendimento das Quotas do Mercado (Carteira Geral) = 10,62% (Fonte: B3–BOVESPA)

Segundo análises e pesquisas junto ao mercado, algumas ações contribuíram para esse crescimento sustentável; ou seja, investimentos executados por Empresas Nacionais (em processos de expansão), Fusões e Aquisições, e Reorganização do segmento junto ao mercado.

A América Latina segue essa mesma tendência. Isso tem sido demonstrado por aquisições e investimentos efetuados recentemente por Empresas, principalmente em Países da América do Sul; como foi o caso da Emergent Cold e da Ice Star, considerado os aportes efetuados recentemente em países desse mercado.

Desenvolvimento do Mercado

Com toda essa movimentação, pode-se destacar tendências de crescimentos também em setores que atuam no segmento frigorificado, ou mesmo que se utilizam de suas operações logísticas, como:

  • Foodservice è crescimento de 10,7% em 2022
  • Comercio Exterior è Aumento substancial nas exportações de proteínas animal em 30%;
  • E-commmerce è em razão dos sistemas de deliveries, cresceu 11,5% em 2022;
  • Farmacêutico è crescimento do segmento em 16,3% na indústria;
  • Intralogística è Frigorificada – Ainda em fase de desenvolvimento, cresceu 2,5% no segmento em 2022;

 Tendencias e Oportunidades do Mercado Frigorificado

As tendências que se observam nesse mercado, são direcionadas para modernização dos processos operacionais, inovações tecnológicas, treinamento e capacitação de equipes multifuncionais; que possibilitem o crescimento sustentável desse segmento.

  • Fusões & Aquisições è Observa-se a continuidade no interesse de Fundos de Investimentos e Empresas Logísticas Multinacionais em aportar recursos financeiros no Brasil, para o segmento frigorificado;
  • Inovações Tecnológicas que agregam valor aos serviços è Logística 4.0, Logística Reversa, Logística Colaborativa; Fulfillment;
  • Gestão Compartilhada è Maior interação entre os operadores logísticos, fornecedores/produtores, mercado e consumidor final – Logística Colaborativa
  • Rentabilidade do Segmento è O Mercado Frigorificado permanece a margem de um cenário da crise econômica, considerado os demais segmentos da Cadeia Logística,
  • Formação Técnica è Investimentos na capacitação e treinamento de equipes multifuncionais com objetivo do aperfeiçoamento profissional e retenção de talentos nas empresas.

 Operações da Rede Logística è Estoques Avançados (HUBs), Armazenagem Alfandegada (Exportações), Internacionalização da Logística Frigorificada (Operações entre empresas atuantes no MERCOSUL).

Portanto, se considerarmos os cenários atuais até então apresentados pelo segmento da Cadeia do Frio, quer seja no Brasil ou nos Países do Mercosul; pode-se prever a continuidade desse crescimento sustentável do Mercado para os próximos anos.

 

Autor:

OZONI ARGENTON

Sócio-Diretor OAJ CONSULT

e-mail:oaj.consult@hotmail.com

Linkedin: linkedin.com/in/ozoni-argenton-junior-29ab8420