Gestão de chamados integrada na logística pode transformar a experiência dos colaboradores
Metodologia faz a empresa diminuir frustrações e tempo de inatividade da equipe, aumentando em produtividade e rápida resolução de problemas
Foto: banco de imagem
São Paulo, agosto de 2024 – A gestão de chamados é um componente essencial para a eficiência operacional em qualquer organização, especialmente para uma comunicação clara e em empresas que dependem fortemente da logística. Quando integrada a outros sistemas, proporciona uma visão completa, o que facilita o fluxo de informações entre diferentes departamentos. Esse processo tecnológico, principalmente quando usado com Inteligência Artificial, pode aumentar a produtividade dos profissionais em até 40%, conforme relatório da Accenture.
Segundo Tiago Penteado, head de tecnologia e produtos da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, essa utilização pode transformar significativamente a experiência dos colaboradores, trazendo benefícios em termos de rendimento nas atividades e satisfação no ambiente de trabalho.
“A gestão de chamados junto a outras plataformas de colaboração, como CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning), faz com que a equipe resolva problemas rapidamente, acesse históricos de atendimento e obtenha suporte em tempo real. Tendo isso reunido sempre que necessário, acelera a resolução de desafios e reduz a frustração e o tempo de inatividades dos colaboradores. Consequentemente, as demandas tornam-se mais eficazes e o retorno é considerável”, complementa Tiago.
No setor de logística, por exemplo, o head diz que essa importância é ainda mais evidente, onde necessita de um fluxo contínuo de informações para garantir que todas as operações ocorram sem contratempos. Esse apoio dá à equipe o suporte essencial para que gerenciamento de inventários, rastreamento de remessas e atendimento ao cliente – mantendo-o informado sobre o status de seus pedidos em tempo real – faça a diferença na rotina de trabalho.
Já quando se trata dessa integração de gestão de chamados com CRMs na experiência dos funcionários, o especialista ressalta que a melhora é muito perceptível: “A empresa faz com que eles tenham um contexto completo dos clientes e ofereçam um atendimento mais personalizado e eficaz, aumentando a satisfação do parceiro e a lealdade à marca. Além disso, pode desencadear uma automação de processos que faz com que o profissional consiga focar em atividades mais estratégicas nos negócios, e esse desempenho interno contribui para um ambiente mais motivador com resultados positivos tanto para o colaborador quanto para a empresa”.
Para o especialista, o mercado também tem mostrado uma tendência crescente na adoção de soluções integradas, refletindo a demanda por maior eficiência e jornada de trabalho mais rica para o time.
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