Transportes: infraestrutura no Brasil tem melhor índice após 10 anos

0
665

Transportes: infraestrutura no Brasil tem melhor índice após 10 anos

Segundo o Anuário Estatístico do setor, segmento recebeu investimentos em mais de R$ 13 bilhões em 2023, valor 80% maior do que o ano anterior e recorde na última década. Aumento requer planejamento e ações rápidas em expansões para armazenagens em pátios ou centros de distribuição de empresas

Um dos principais elos para o desenvolvimento da economia nacional, a infraestrutura de transportes no Brasil ganhou importantes reforços. De acordo com o Anuário Estatístico do setor, publicado este mês pelo Ministério dos Transportes, o segmento recebeu investimentos do Governo Federal em mais de R$ 13 bilhões em 2023, valor 80% maior do que no ano anterior e recorde nos últimos dez anos.

A Tópico, líder no mercado nacional de galpões lonados e zinco há mais de 45 anos, conta com grandes projetos para o setor, especialmente em operadores logísticos que possuem demandas para expansões em armazenagens nos pátios, necessitando de mais flexibilidade e agilidade na operação.

“Os investimentos em transportes e logística sinalizam uma evolução do segmento e um importante guia para o planejamento de ações a curto e médio prazos. A consequência é uma alta em soluções rápidas, econômicas e seguras, e que atendam os requisitos necessários em todas as etapas da cadeia, desde a indústria de base até a distribuição de produtos acabados”, comenta o Diretor Comercial e de Marketing da Tópico, Sergio Gallucci Parisi.

Um dos exemplos destacados pelo Anuário é o transporte de soja e milho com destino às instalações portuárias. Se em 2022 foi registrada uma movimentação de 120 milhões de toneladas transportadas, em 2023 o volume chegou a 154,8 milhões: aumento significativo de 28,1% de carga transportada via ferrovias, navegação interior e rodovias.

“Somos parceiros de players de diversos segmentos, e, desde o último ano temos sentido aumento em nossas operações, uma vez que a demanda por instalações de estruturas flexíveis em áreas portuárias ou centros de distribuição próximos às rodovias, independente do tipo de carga, tem crescido”, pontua o Diretor.

Ao todo, a Tópico possui mais de 2,5 milhões de m² instalados que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias.