Com novo centro de distribuição, Shopee avança na entrega no Brasil

0
368

Com novo centro de distribuição, Shopee avança na entrega no Brasil

Empresa terá seu primeiro hub de ‘fulfillment’ na região metropolitana de São Paulo, avançando num tabuleiro em que tempo de entrega é parte crucial do jogo

   

Shopee: empresa lança primeiro centro de distribuição fulfillment mirando entregas mais rápidas (Shopee/Divulgação)

Daniel Giussani

Repórter de Negócios – Exame

No tabuleiro pelo topo do e-commerce no Brasil, a asiática Shopee acaba de avançar uma casa. A plataforma marketplace anuncia nesta segunda-feira, 30, o seu primeiro centro de distribuição fulfillment no país, na região metropolitana de São Paulo. 

Nesta modalidade, os produtos de vendedores brasileiros ficam armazenados no espaço da Shopee até serem vendidos.

É como se a empresa disponibilizasse seus armazéns logísticos para os vendedores, reduzindo uma etapa do processo: o do envio do produto do centro logístico da indústria para o centro de distribuição da varejista. 

O objetivo, no final das contas, é permitir entregas mais rápidas. Na última semana, inclusive, a empresa asiática anunciou que começaria a fazer entregas em menos de um dia na região metropolitana de São Paulo.

Num período de juros altos e restrição no poder de compra do consumidor, varejistas que trabalham no e-commerce buscam maneiras de chamar a atenção do cliente e garantir a preferência na hora do “último clique”.

A estratégia mais tradicional é a da precificação e do desconto – que agora vai além das datas tradicionais, como Black Friday e Natal, e ganha novas faces com eventos específicos de promoções em companhias como Amazon (Prime Day e App Day) e a própria Shopee (com as datas duplas). Mas a entrega rápida vem logo na sequência e também é destacada como crucial para negócios como Mercado Livre e as brasileiras Magazine Luiza e Casas Bahia.

Não à toa, todas elas já contam com sistemas logísticos fulfillment.