Tecnologia e manutenção: como investir em inovação tem ajudado a reduzir custos e otimizar o tempo de atividade das frotas

0
656

Tecnologia e manutenção: como investir em inovação tem ajudado a reduzir custos e otimizar o tempo de atividade das frotas

A automatização de processos tem sido aliada das transportadoras para fazer gestão e evitar ociosidade dos veículos

O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil para o transporte de cargas pesadas, movimentando aproximadamente R$ 1,5 trilhão por ano, segundo o Instituto de Logística Supply Chain (ILOS). Esse segmento, que representa mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, é fundamental na forma que acontece a movimentação de muitos itens que fazem parte do dia a dia, como por exemplo mercadorias de um supermercado. Diante disso, a tecnologia se torna item indispensável para a gestão da manutenção preventiva, com benefícios como redução de custos e aumento do tempo de atividade dos veículos.

Esse procedimento se refere à realização de serviços e ajustes regulares programados, oferecendo uma alternativa significativamente mais econômica comparada à manutenção corretiva. “Em vez de lidar com os custos inesperados de reparos emergenciais e os impactos associados à inatividade não planejada dos veículos, os gestores podem planejar e executar as manutenções de forma programada, reduzindo assim o custo geral de manutenção”, explica Marcelo Letti, Head de Gestão de Manutenção da TruckPag, Startup de meios de pagamento focada em gestão de frota pesada.

Além disso, a tecnologia desempenha um papel essencial nessa prática, facilitando a automação dos processos e a padronização das substituições de peças. Sistemas avançados de monitoramento e gestão de frota ajudam a simplificar a administração de veículos e a garantir que as manutenções sejam realizadas conforme o planejamento, promovendo a eficiência e a economia.

Embora os benefícios sejam claros, a implementação de um programa eficaz pode apresentar desafios. A coordenação das paradas para manutenção com a operação e a compensação dos motoristas, que muitas vezes são remunerados por viagem, pode ser complexa. No entanto, esses desafios podem ser superados com um planejamento cuidadoso e a comunicação efetiva com todos os envolvidos.

“O futuro da manutenção preventiva para frotas pesadas é promissor. A crescente adoção de sistemas avançados e a conscientização sobre a importância da manutenção regular estão reforçando a relevância desta prática. A manutenção preventiva não apenas reduz custos, mas também contribui significativamente para a gestão eficaz das frotas, destacando seu valor para o setor de transporte”, finaliza Kassio Seefeld, CEO e sócio da TruckPag.