Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos
Foram realizados cerca de 8 mil movimentos na operação de embarque e desembarque de navio do serviço SEAS3, que acumula outros quatro recordes desde seu início, em maio deste ano
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O serviço SEAS3 liga diretamente o Brasil à Ásia |
São Paulo, junho de 2025 – A Santos Brasil acaba de registrar a maior operação portuária já realizada na escala de um único navio no seu terminal de contêineres em Santos (SP), o Tecon Santos, localizado na margem esquerda do porto. O recorde aconteceu na operação de embarque e desembarque do navio Maersk Santana, que chegou da Ásia no dia 22 e faz parte do serviço SEAS3, operado pela CMA CGM e Maersk. Foram realizados 7.996 movimentos, entre carga, descarga e remoção (retirada e realocação dentro do navio) de contêineres.
“É uma operação histórica, que corresponde a quase 14 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em uma única escala. Ainda que não tenhamos dados consolidados de todos os terminais brasileiros, tudo indica que esta também pode ter sido a maior operação em escala única já registrada no País”, afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.
O elevado volume de carga exigiu um fluxo intenso na operação, que demandou preparação logística estratégica para garantir a fluidez da movimentação. A marca superou o recorde anterior registrado há poucos dias, em 7 de junho, com 6.133 contêineres, também parte do serviço SEAS3. Desde sua estreia, em maio deste ano, o SEAS3 já figura entre os mais representativos em volume no terminal, com outros três recordes acumulados.
O navio Santana partiu novamente para o continente asiático após a operação em Santos, em uma rota direta, já que o terminal é o único ponto de parada do serviço SEAS3 no Brasil, reforçando a relevância estratégica do Tecon Santos para o comércio exterior brasileiro.
O Tecon Santos é o maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos maiores e mais eficientes da América Latina. No primeiro trimestre do ano, movimentou 341.690 contêineres, um aumento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimento no fluxo de longo curso (+14,9%), resultado de maiores importações e exportações. O volume de cabotagem também apresentou crescimento de 17,3% comparativamente a 2024.