Shopee inaugura 14° centro de distribuição com maior sorter da empresa no Brasil

0
66

Shopee inaugura 14° centro de distribuição com maior sorter da empresa no Brasil

O galpão, localizado em São Bernardo do Campo (SP), terá capacidade para processar cerca de 3,8 milhões de pacotes por dia e vai gerar mais de 4 mil empregos diretos e indiretos na região.
 

Centro de distribuição da Shopee em São Bernardo do Campo (SP) | Crédito: Divulgação

 

São Paulo, 06 de outubro de 2025 — A Shopee, marketplace que conecta consumidores e vendedores, inaugura o seu 14º centro de distribuição no país, localizado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A nova operação contará com o maior sorter da empresa no país, sistema automatizado de classificação de produtos, com capacidade para processar cerca de 3,8 milhões de pedidos por dia. O objetivo é acelerar as entregas e aprimorar constantemente a experiência dos usuários.
 

A unidade funciona no modelo cross-docking, em que as mercadorias chegam ao local e são roteirizadas para o destino final. Com a operação, serão gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. “A inauguração desta unidade marca um salto significativo na nossa capacidade logística no Brasil. Com o novo sorter, conseguiremos processar milhões de pedidos por dia, garantindo mais agilidade e eficiência nas entregas para os consumidores e ampliando as oportunidades para os vendedores”, afirma Rafael Flores, head de Expansão da Shopee.
 

Temporada de fim de ano
A inauguração acontece às vésperas da temporada de compras mais movimentada do ano, quando eventos como Black Friday e Natal impulsionam significativamente a demanda no e-commerce. Segundo Rafael, a decisão de lançar a operação neste momento foi estratégica. “Queremos garantir que nossos vendedores e consumidores contem com a melhor estrutura possível para atender ao aumento expressivo de pedidos típico desse período”.
 

Investimento e estrutura logística da Shopee no Brasil
O projeto foi desenvolvido para aumentar a agilidade e a precisão no processamento de encomendas. O novo sistema de triagem de pacotes foi desenvolvido para tornar o processo logístico mais ágil e eficiente.

A Shopee tem aprimorado sua eficiência logística ao longo desses 5 anos de operação no país e segue tendo como prioridade melhorar cada vez mais a experiência do usuário. O tempo médio de entrega foi reduzido em mais de dois dias em todo o país no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
 

Na Grande São Paulo, cerca de uma em cada quatro encomendas foi entregue até o dia seguinte e 40% em 2 dias. Já a opção de entrega rápida foi expandida e está disponível em mais de 75 cidades nas regiões de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 2025, também foi anunciada a rota aérea São Paulo–Manaus, com expectativa de reduzir em 60% o tempo médio das encomendas.
 

Com as inaugurações já realizadas neste ano, a Shopee agora conta com 14 centros de distribuição (12 no modelo cross-docking e 2 fulfillment) e mais de 150 hubs de primeira e de última milha em operação no Brasil. Além disso, mais de 3 mil pequenos negócios já são Agências Shopee, ou seja, funcionam como pontos de coleta e retirada de produtos de vendedores brasileiros e também de consumidores (na logística reversa). Após a jornada física de um pedido na plataforma passar pela preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra, coleta, separação e envio para unidades logísticas responsáveis pela roteirização e expedição, os produtos são entregues ao consumidor pelos mais de 45 mil motoristas parceiros.

Shopee
Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores, com operação local no país desde 2020. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de mais de 25 mil colaboradores em três escritórios na cidade de São Paulo, 14 centros de distribuição e nos mais de 150 hubs logísticos por todo o país para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados, que hoje são responsáveis por mais de 90% das transações da plataforma.

A Shopee oferece uma experiência de compra fácil, segura e divertida para milhões de pessoas diariamente. Além disso, a empresa tem como compromisso contribuir com o desenvolvimento da economia digital ao ajudar pequenos e médios empreendedores e grandes marcas a prosperarem no e-commerce.

A Shopee faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), uma empresa líder global em internet para o consumidor. A missão da Sea é melhorar a vida de consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e Monee.
 

Informações para a imprensa

Smart: shopee@wearesmart.com.br