Americanas reforça abastecimento e logística com tecnologia e inteligência de dados para a Black Friday
Companhia prevê ampliar a eficiência da cadeia com apoio de IA. Em dois meses de implementação, ferramenta da Relex já reduziu em 50% a taxa de ruptura de estoque em produtos prioritários
|
A Americanas, varejista com uma das maiores presenças no país, implementou o uso de algoritmos avançados em abastecimento e logística como parte da estratégia de eficiência e modernização de sua operação. Em dois meses, a companhia já reduziu em 50% a taxa de ruptura (indisponibilidade) de estoque de produtos prioritários, como os dos departamentos de Bomboniere, Alimentos e Guloseimas, Limpeza, Higiene e Beleza, e projeta um recuo de cerca de 20% no volume de estoque até o fim da implementação total da ferramenta, por meio de ganhos de eficiência operacional e aumento do giro de sortimento.
Vivendo um momento de transformação do negócio, a companhia busca garantir maior disponibilidade de produtos nas lojas e ganhar mais agilidade e assertividade na oferta de produtos ao cliente, principalmente, durante a Black Friday.
Abastecimento com inteligência de dados
No abastecimento para as cerca de 1.500 lojas, a Americanas está adotando uma plataforma de planejamento de varejo e cadeia de suprimentos que utiliza inteligência de máquina para otimizar processos críticos da cadeia. A solução da Relex otimiza processos críticos da cadeia e define com mais precisão quando e quanto comprar, substituindo processos antes manuais e permitindo um alinhamento mais ágil com os fornecedores.
A iniciativa está em fase de implementação e, até o fim deste ano, contemplará fornecedores estratégicos, que representam 80% das compras da Americanas. A meta é integrar até 300 fornecedores ao novo processo, até o primeiro semestre de 2026.
“Estamos vivendo um momento de grande transformação da operação. A tecnologia aplicada ao abastecimento traz mais inteligência para toda a operação, apoia diretamente a logística, melhora a curva de estoque e garante que o produto adequado esteja disponível para o cliente, no momento certo, garantindo a excelência na sua jornada de compra”, afirma Marcelo Arantes, Vice-Presidente de Supply Chain da Americanas.
Logística mais ágil e sustentável
O norte de eficiência operacional se estende também à logística, com a implementação de um software de inteligência de roteirização. A solução, baseada em algoritmos avançados e dados em tempo real, otimiza o planejamento das rotas de entrega ao considerar variáveis como trânsito, capacidade dos veículos e janelas de entrega.
O modelo reduz custos operacionais, aumenta a eficiência do transporte e melhora os prazos de atendimento ao cliente, garantindo maior previsibilidade em períodos de alta demanda, como a Black Friday. A iniciativa também contribui para operações mais sustentáveis, ao reduzir deslocamentos desnecessários e otimizar o uso da frota.
O projeto soma-se a outros movimentos recentes da companhia, como o programa Pit Stop, desenvolvido para reduzir o tempo entre a expedição no centro de distribuição e a descarga nas lojas. Com piloto iniciado em 2023, o projeto reduziu em 85% o tempo entre a expedição no centro de distribuição e a descarga na loja, além do ganho de 15% na produtividade global de todos os armazéns da companhia.
“Toda essa inteligência, aliada à nossa excelência operacional, nos deixa ainda mais preparados para a Black Friday. Estamos ampliando o controle sobre a cadeia, acelerando as respostas às demandas e garantindo que os produtos certos cheguem às prateleiras — físicas e digitais — no momento certo”, complementa Arantes. “Em Compras, já estamos emitindo pedidos de forma automática para mais de 10 grandes fornecedores; e na Distribuição para nossos centros de distribuição, a ferramenta já opera em 100% da nossa demanda, proporcionando mais controle e governança sobre a alocação de estoques”, finaliza.