Amazon, DHL Supply Chain e Scania anunciam teste inovador com caminhão 100% elétrico extrapesado em rota de longa distância
- SCANIA 30G 4×2, 100% elétrico, fará o trajeto de teste entre Cajamar e Taubaté (SP) por seis meses
- A capacidade técnica do veículo é de 66 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC)
- Projeto conta com apoio da iniciativa Laneshift, parceria do The Climate Pledge e C40 Cities, para acelerar a transição para o transporte de mercadorias com emissão zero
Rio de Janeiro, novembro de 2025 – A Amazon, a DHL Suppy Chain e a Scania, com apoio da Laneshift, deram início, em outubro, a um teste inédito no Brasil: o uso de um caminhão de grande porte 100% elétrico em rota de longa distância. O veículo SCANIA 30G 4×2 tem feito o percurso de Cajamar a Taubaté, em São Paulo, principal corredor de frete da Amazon no Brasil.
O caminhão é recarregado no armazém logístico da Amazon, no centro de triagem Sort Center CGH7, e segue para a base do parceiro transportador To Do Green. A rota foi anunciada oficialmente como parte de um lançamento mais amplo da Aliança Laneshift e-Dutra, em 11 de novembro, na COP30, em Belém. Esta aliança prevê que caminhões elétricos operem ao longo da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), conectando São Paulo e Rio de Janeiro.
Saori Yano, Chefe de Sustentabilidade para Operações da Amazon no Brasil, destacou que, ao longo do período de testes de seis meses, o percurso completo do veículo e seu consumo/eficiência energética serão monitorados de forma precisa por telemetria para que as métricas de sucesso sejam devidamente avaliadas. “Queremos demonstrar que a eletrificação não está restrita à logística urbana: ela é uma solução viável e eficiente para o transporte de cargas pesadas e de longa distância. Este é um passo decisivo para acelerar a transição para o movimento de cargas com baixas emissões e avançar em nosso objetivo global de descarbonização”, afirma.
Para Cristina Argudo, Diretora Regional Adjunta da C40 na América Latina, este teste representa um passo importante na exploração de alternativas elétricas em rotas longas no país, onde o transporte rodoviário movimenta 65% da carga e gera 11% das emissões, segundo dados da Coalizão para a Descarbonização do Transporte. “Este teste não é apenas sobre um caminhão, é sobre provar a tecnologia em condições reais, inspirar investimentos em redes de recarga e mostrar que é possível descarbonizar o transporte”.
O caminhão tem transportado diversas cargas, gerenciadas pela DHL Supply Chain, e os resultados do teste serão essenciais para avaliar a viabilidade de um transporte de longa distância totalmente sustentável, o que é um marco importante para motivar empresas, investidores e governos.
“Percursos mais longos são o nosso maior desafio, e é aqui que o impacto da descarbonização é mais significativo. Portanto, ao colocar este caminhão na estrada, estamos redefinindo o futuro da logística no Brasil e iniciando a implementação do corredor verde de transporte”, celebra João Meneghetti, Diretor de Sustentabilidade para a América Latina na DHL Supply Chain.
Este é o primeiro cavalo mecânico 100% elétrico da Scania no Brasil e é destinado a transportadores que buscam cumprir metas de descarbonização. O veículo possui uma autonomia de 250 Km, 300 kW de potência (410 hp) e a capacidade técnica é de 66 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
“A Scania tem um propósito muito claro: liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. A eletrificação de caminhões é uma jornada que está apenas começando, e sabemos que o país ainda enfrenta desafios significativos de infraestrutura. É por isso que parcerias com grandes players globais como Amazon e DHL são verdadeiros marcos, não apenas por apontarem caminhos concretos para o futuro, mas também por gerarem aprendizados valiosos para todo o ecossistema de transporte”, diz Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Alex acrescenta ainda, que a sustentabilidade deve equilibrar pilares ambientais, econômicos e sociais. “Nosso papel é oferecer soluções que façam sentido dentro da realidade logística e energética do Brasil. Hoje, isso significa trabalhar com combustíveis de transição como gás natural, biometano e biodiesel, mas a eletrificação é a evolução natural desse movimento. Ela representa um transporte livre de CO² e emissões de gases de efeito estufa, e essa é a direção para onde estamos avançando com determinação”.
Corredores Rodoviários Descarbonizados
Como parte do projeto-piloto, o veículo Scania 30G 4×2 está circulando pela Rodovia Presidente Dutra, uma das rotas mais movimentadas do país, onde tem sido desenvolvido o projeto Laneshift E-Dutra. A iniciativa visa implementar o primeiro corredor de transporte de cargas 100% elétrico do Brasil, com a instalação de hubs de recarga ao longo da rodovia que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro. O projeto é uma parceria entre Volkswagen, Smart Freight Centre, Calstart e C40 Cities, e já se encontra em fase de testes.
Em setembro, foi realizada uma viagem-piloto entre Resende (RJ) e Sorocaba (SP), cobrindo aproximadamente 800 quilômetros, com um caminhão Volkswagen e-Delivery de 11 toneladas. O percurso, que incluiu paradas em pontos de recarga estratégicos ao longo da rodovia, demonstrou a viabilidade operacional da tecnologia e permitiu a coleta de dados importantes sobre autonomia, tempo de recarga e condições de infraestrutura.
Atualmente, o corredor já possui planos para estações de recarga rápida em locais chave, como as paradas Graal e PIT São José dos Campos, com carregadores de potência média de 120 kW.
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Notas aos editores: Para mais informações sobre o programa Laneshift na América Latina, entre em contato pelo e-mail laneshift.latam@c40.org ou laneshift@theclimatepledge.com.
Sobre a iniciativa Laneshift: A Laneshift é uma parceria de três anos entre The Climate Pledge e C40 Cities para acelerar a transição para o transporte de carga de zero emissão em cidades da América Latina e da Índia. O programa atua em parceria com governos municipais, oferecendo assistência técnica para fomentar a adoção de veículos elétricos de carga, e também com empresas e instituições financeiras, a fim de superar desafios relacionados à infraestrutura de recarga e ao financiamento dessa transição.
Sobre o The Climate Pledge: Em 2019, a Amazon e a Global Optimism cofundaram o The Climate Pledge, um compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2040 por meio da descarbonização e de compensações de alta qualidade, 10 anos antes do Acordo de Paris. Atualmente, +500 organizações assinaram o The Climate Pledge, enviando um sinal importante de que haverá um crescimento rápido na demanda por produtos e serviços que ajudem a reduzir as emissões de carbono. Visite o site do The Climate Pledge para mais informações.
Sobre o Grupo de Liderança Climática C40 Cities: A C40 é uma rede de cerca de 100 prefeitas e prefeitos das principais cidades do mundo, que estão trabalhando para concretizar as medidas urgentes necessárias neste momento, com a finalidade de enfrentar a crise climática e criar um futuro onde todo mundo, em todos os lugares, possa prosperar. As prefeitas e os prefeitos das cidades C40 estão empenhados em usar uma abordagem baseada na ciência e focada nas pessoas para limitar o aquecimento global conforme o Acordo de Paris e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes. Através de um Novo Pacto Sustentável Global, prefeitas e prefeitos estão trabalhando em parceria com uma ampla coligação de representantes do trabalho, das empresas, do movimento juvenil pelo clima e da sociedade civil para ir mais longe e mais rápido do que nunca.
Os presidentes atuais da C40 são o prefeito de Londres, Sadiq Khan, no Reino Unido, e a prefeita de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr, na Serra Leoa; o ex-prefeito da cidade de Nova York durante três mandatos, Michael R. Bloomberg, é o atual presidente do Conselho. O trabalho da C40 é possível graças aos nossos três patrocinadores estratégicos: Bloomberg Philanthropies, Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) e Realdania.
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