Case CHEP e Grupo Pão de Açúcar: colaboração de transporte

0
1500

Com 7 milhões de paletes e 20 centros de serviço, o pool da CHEP ajuda diariamente centenas de empresas a reduzirem custos e aumentarem significativamente seus resultados.

O Grupo Pão de Açúcar, por meio da sua unidade de negócio Multivarejo, mantém há anos operação com a CHEP do Brasil. Na Multivarejo estão as bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. Durante a XX Conferência Nacional de Logística, realizada recentemente em São Paulo, Edison Sales Júnior, diretor de Operações de Logística do Multivarejo, apresentou dois cases em que a parceria trouxe grandes benefícios.

Parceria CHEP e Grupo Pão de Acúcar: Colaboração transporte
Colaboração de Transporte – Imagem Reprodução – CHEP do Brasil

No primeiro case, o CD do Multivarejo em São Paulo abastece de produtos o CD Multivarejo do Rio de Janeiro, com os caminhões retornando com paletes da CHEP para seu Centro de Serviço em Louveira, SP.

Num segundo case, os caminhões que vão até fornecedor (indústria) coletar produtos para encaminhá-los ao CD Multivarejo, levam paletes CHEP para essa indústria, uma vez que ela é cliente da CHEP.

Essa operação, conhecida como Backhaul, aproveita o espaço ocioso dos veículos, tanto quando voltam da entrega de produtos no CD, quanto no retorno e/ou entrega dos paletes usados nas indústrias.

Principais Resultados Parceria CHEP do Brasil e Grupo Pão de Açúcar

Case CHEP - GPA multivarejo - Principais Resultados
Imagem: Reprodução – CHEP

No Primeiro caso, a operação, segundo Edison Sales Júnior, evita que os caminhões voltem vazios numa distância que, em um ano, seria algo ao redor de 110 mil quilômetros. Fora isso, a colaboração foi responsável por redução de custo da ordem de 8%, além de aumentar em 30% a disponibilidade de veículos para o processo de Backhaul em São Paulo.

No segundo caso, a economia na ação Backhaul com a CHEP é respeitável: houve redução superior a 37.500 km na quantidade de distâncias rodadas com veículo vazio, um aumento de 54% na disponibilidade de veículos para o processo Backhaul, além de redução de custo de aproximadamente 15%.