Triunfo Concebra usa tecnologia de gestão de frotas da MiX Telematics

0
1494

Como aumentar a eficiência e reduzir custos da frota de uma das maiores concessionárias de rodovias do país? Com base nesta pergunta, a Triunfo Concebra buscou a parceria da MiX Telematics, uma das mais importantes empresas de gestão de frotas do mundo.

O projeto envolveu a implementação de sistema de monitoramento para localização e identificação dos veículos da frota e controle completo sobre diversos itens relacionados ao veículo e ao motorista.

Em um trecho de 1.176,5 quilômetros, são 200 veículos monitorados, como viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves, ambulâncias, guinchos pesados, caminhões pipa e boiadeiro, além de veículos corporativos, em todo o trecho de concessão.

Desde o início da parceria, a Triunfo Concebra passou a enxergar novos recursos para aumentar ainda mais o sucesso da telemetria. Dessa forma, foram implementadas medições de excesso de velocidade, freada brusca, consumo de combustível, aceleração brusca e hodômetro atual.

Resultados

Com o uso da telemetria da MiX Telematics, houve a diminuição de 8% de consumo de combustível (litros abastecidos) nos veículos operacionais, 5,58% em frota leve e a economia de 44 mil litros de diesel por meio da marcha lenta, que também contribuiu para a diminuição de emissão de carbono na atmosfera.

O sistema de gestão de frotas também trouxe controle da marcha lenta, gestão de quilômetros rodados, eficiência energética e parâmetros de uso dos veículos (rotação e velocidade). A Triunfo Concebra ainda passou a ter rastreamento em tempo real, controle das rotas realizadas, eliminação das modulações de rádio durante as trocas de turno do campo e melhoria no planejamento da manutenção da frota.

Além dos benefícios da economia, a empresa obteve mais transparência no processo de Gestão Integrada da Triunfo Concebra ao também atender aos demais processos da empresa como Ouvidoria, Jurídico, RH, Meio Ambiente e Qualidade e Conservação, redução de acidentes, fiscalização em desvios de trajetos e feedbacks mais eficientes em desempenho dos motoristas.

“No caso dos serviços de concessionários, o tempo de atendimento é um indicador muito importante”, diz Bruno Santos, engenheiro e Gerente de Vendas e Marketing da MiX Telematics. “Justamente por isso a telemetria entra como uma forte aliada para eficiência dos serviços. Por exemplo, caso a concessionária receba um chamado na central e identifique a localização da ocorrência, imediatamente localiza o veículo mais próximo e adequado para o chamado e direciona o socorrista, diminuindo o tempo de atuação”, explica.