A importância dos indicadores de performance (KPIs) no setor logístico
*Márcia Abreu e Silvinei Toffanin
Eficiência operacional, redução de custos e excelência no atendimento ao cliente são alguns dos fatores cruciais para o sucesso competitivo das empresas do segmento de logística. Outro fator, que desponta como fundamental para manter o saldo da equação positivo são os Indicadores de Performance, os chamados KPIs, métricas usadas para avaliar o desempenho de processos, equipes e até mesmo das estratégias globais de uma empresa.
Os KPIs traduzem as metas da empresa em dados mensuráveis, permitindo que os gestores tenham uma visão clara de onde estão, o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. No setor logístico, geralmente, essas métricas estão relacionadas a tempo de entrega, custo por unidade entregue, taxa de avarias durante o transporte, qualidade, satisfação do cliente e a eficiência no uso de recursos, como veículos e armazéns.
Como em outros setores, a gestão logística é repleta de complexidades. As empresas enfrentam desafios constantes, como a flutuação da demanda, o aumento dos custos de transporte e as pressões para melhorar o atendimento ao cliente. Diante disso, os KPIs desempenham um papel decisivo na tomada de decisões estratégicas.
É a partir da análise dos indicadores definidos pelas lideranças, que se torna possível identificar padrões, além dos pontos fortes e fracos das operações. A análise do “tempo médio de entrega”, por exemplo, pode revelar se há gargalos no processo de distribuição. Quando o tempo de entrega é muito alto, pode ser necessário revisar a rede de transporte, ajustar os horários de expedição ou até investir em tecnologias mais avançadas para otimizar as rotas.
Isso significa, que são justamente os indicadores de performance que vão fornecer uma base objetiva para a tomada de decisão em relação aos investimentos feitos pelas companhias, caso da aquisição de novos veículos ou implementação de sistemas de rastreamento de mercadorias.
Além disso, o monitoramento contínuo dos KPIs permite que as empresas se ajustem rapidamente às mudanças nas condições de mercado ou nas demandas dos clientes. Ao monitorar a eficiência do armazém, por exemplo, torna-se possível identificar a quantidade de itens extraviados e decidir pela necessidade de revisão dos processos de armazenamento e controle de estoque. Esse monitoramento contínuo também facilita a implementação de uma cultura de melhoria contínua, fundamental para a sustentabilidade das operações logísticas.
O fato é que empresas que analisam seus indicadores de performance regularmente podem promover ajustes incrementais em seus processos, que ajudem na redução de custos, melhoria na qualidade do serviço prestado, além de um atendimento mais eficiente, levando à satisfação do consumidor.
Os indicadores de performance também podem oferecer uma vantagem estratégica, visto que as companhias que monitoram constantemente seu desempenho, identificam mais facilmente as oportunidades de inovação com mais chances de manter uma vantagem competitiva no longo prazo.
Em um ambiente logístico dinâmico e desafiador, como o vivido na atualidade, os KPIs são vitais para garantir a eficiência, a competitividade e o sucesso das empresas. Eles não são apenas ferramentas de controle, mas elementos estratégicos que permitem que as empresas se adaptem, inovem e se destaquem em um mercado altamente competitivo e em constante mudança.
*Márcia Abreu e Silvinei Toffanin são sócios e diretores da Direto Group – empresa de wealth management reconhecida por sua integridade e solidez corporativa, acumuladas em quase 30 anos de mercado, oferecendo serviços que incluem consultoria, contabilidade, controladoria, assessoria fiscal, tributária, trabalhista, legal, societária, BPO Financeiro, planejamento financeiro estratégico, gestão e administração de Family Offices, criação de Offshores, além de soluções de tecnologia, ciência de dados e inteligência.