Allied Tecnologia aposta na entrega verde para um caminho sustentável no varejo

0
263
Hand holding light bulb against nature on green leaf with icons energy sources for renewable, sustainable development. Technology ,Environment ,Ecology concept.

Allied Tecnologia aposta na entrega verde para um caminho sustentável no varejo

  • Em 2023, a Allied utilizou carros elétricos da DHL para realizar 12% das entregas B2C;
  • A BR Samor, responsável pelas entregas de distribuição, otimizou rotas e realizou 8,2% das entregas da Allied com logística verde.

São Paulo, julho de 2024 – A Allied Tecnologia (ALLD3), líder em distribuição e uma das principais varejistas no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, está em busca de iniciativas atreladas à sustentabilidade em sua estrutura logística, a fim de atuar de forma responsável ao gerar impactos para a sociedade. Com isso, apostará em entregas verdes em 2024, intensificando esta vertical em seu ecossistema logístico.
 

No quesito de envios para clientes finais, em 2023 a Allied atingiu a marca de 12% de entregas verdes, feitas por carros elétricos, realizadas pela DHL, sua principal parceira de logística para esse perfil de cliente. Já para atender aos clientes do segmento de distribuição, que compreende grandes cargas, a Allied conta com a BR Samor, que se destaca por sua atuação eficiente na criação de estratégias de otimização de rotas de entrega. Além disso, a empresa, que realizou 8,2% das entregas Allied com veículos sustentáveis, também conta com carros elétricos, iniciativa que contribui com a redução das emissões de carbono e GEE.

“Além de reduzir os impactos ambientais, a adoção de práticas sustentáveis na logística melhora a eficiência operacional, reduz custos e fortalece a reputação das empresas. Essa abordagem beneficia o planeta, os consumidores e o negócio, sendo essencial para o futuro sustentável do varejo”, afirma Felipe Piva, Diretor de Operações da Allied.
 

Atentas a isso, a Allied e a DHL estabelecem uma parceria para reduzir a pegada de carbono e impulsionar a sustentabilidade no setor logístico. “A parceria é extremamente importante para a sustentabilidade, pois com a redução da pegada de carbono, alcançamos juntos nossa contribuição para um meio ambiente mais verde. A DHL está assinando contrato para adicionar novas 20 unidades de veículos elétricos que se juntarão aos 27 (+ 10 scooters) já existentes. Estamos sempre investindo em sustentabilidade, um dos pilares da DHL Express”, explica Amaury Vitor, OPS Ground Director da DHL Express.

Já a BR Samor busca expandir suas ações socioambientais ainda neste ano: “Na BR Samor, nossa missão sempre foi ir além, não apenas fornecendo serviços e atendimento diferenciados do mercado de transportes, mas também contribuindo para um mundo melhor. É por isso que estamos comprometidos com a implantação do ESG em nossa cultura e operações. Estabelecemos metas ambiciosas para aumentar nosso impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, através da expansão de nossas ações sociais, apoio a projetos de conservação ambiental, fortalecimento de nossas práticas de governança e, como forma de compensar as emissões geradas por nossos veículos à combustão, temos um planejamento de adquirir créditos de carbono a partir de 2024. Estamos determinados a liderar pelo exemplo e inspirar outras empresas a se juntarem a nós nessa jornada”, explica José Orlando, Diretor de Operações da BR Samor.

Carros elétricos não são a resposta final

A substituição de veículos de motores a combustão por veículos elétricos, apesar de ser um grande avanço no que tange à responsabilidade ambiental das empresas, ainda está longe de ser a solução ideal para se configurar uma prática totalmente sustentável, destaca o diretor da Allied, Felipe Piva. Existe uma preocupação grande com a produção e descarte das baterias, que dependem altamente do lítio e outros elementos naturais, e não possuem um processo bem estruturado de reciclagem ou reutilização. Além disso, o carregamento das baterias está diretamente relacionado com a matriz energética de cada país, pois, a forma como é gerada a energia para os postos de carregamento, também precisa ser sustentável.
 

No Brasil, dada a variedade de fontes de geração de energia disponível, a matriz energética tem sido referência no contexto internacional, tanto por sua característica de pluralidade, quanto pela capacidade de combinação de diferentes fontes renováveis. Contudo, o debate acerca da utilização de fontes de energia limpa e renovável para os postos de carregamento de veículos elétricos traz também uma discussão sobre limitações tecnológicas e de infraestrutura. Isto é, com o avanço da transição energética e das inovações implementadas ao longo da cadeia de geração e transmissão de energia, podem ser criadas outras fontes alternativas de abastecimento e, assim, a logística verde se torna uma prática ainda mais sustentável. Adicionalmente, ressalta-se a notável redução dos impactos ambientais gerados a partir da substituição de veículos à combustão por veículos elétricos, considerando a menor emissão de carbono e outros GEE ao longo da vida útil dos automóveis.

O avanço das práticas de logística verde é importante para a construção de um planeta mais sustentável. Este método fortalece o compromisso de preservação do meio ambiente e redução das mudanças climáticas, além de promover maior grau de satisfação dos clientes e demais stakeholders, uma vez que o conceito de geração de valor tem sido cada vez mais ampliado para abranger os benefícios originados a partir da atuação consciente das empresas. Ainda existe um longo caminho de transformações que precisam ser implementadas — e que se encontram no radar de prioridades da Allied.
 

Sobre a Allied

A Allied é uma das principais empresas no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, com um portfólio de 10 categorias de produtos. Líder na distribuição de produtos eletrônicos no Brasil, a empresa conecta fabricantes de tecnologia com as redes de varejo e os consumidores através da distribuição; do varejo físico, com mais de 118 PDVs e, do varejo digital, com forte presença nos principais marketplaces do país e com serviços agregados, como a plataforma de financiamento Soudi. São vendidos anualmente cerca de 6,6 milhões de itens em todo o território nacional.

 Sobre a DHL

A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 94 bilhões em 2022. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística de zero emissões líquidas até 2050.

Sobre a BR SAMOR

Fundada em 2009 e com oito filiais, a BR SAMOR oferece soluções customizadas em logística e transporte para todo o território nacional, com uma equipe especialista, tendo como diferenciais a pontualidade, flexibilidade operacional e segurança. Reconhecida pela agilidade, transparência e qualidade nas informações, a BR SAMOR preza pelo cumprimento dos prazos, oferecendo aos seus clientes o melhor custo-benefício e, consequentemente, ampliando os negócios de toda a cadeia produtiva. Somos uma empresa especializada em transporte de cargas aérea e rodoviária. Nós, da BR SAMOR, queremos que nossos clientes se preocupem apenas com suas vendas, e asseguramos as melhores soluções de transporte para a distribuição de seus produtos, com segurança e pontualidade.

 

Informações à Imprensa
JB Press House

+55 (11) 2599-8249

Ana Reis – anareis@jbpresshouse.com