Matheus Miranda, CEO da Vida Alimentos, explica que com os avanços observados ao longo dos anos, surgiu a oportunidade de criar um modelo de sinergia entre as equipes baseado na abertura e disponibilidade em discutir o mercado e analisar, por meio de pesquisas, as particularidades de cada região e descobrir aspectos estratégicos para a inserção do produto nas cidades do estado.
“Para chegar em um lugar, precisamos ter muito bem mapeado diferentes aspectos locais, como o poder de compra dos(as) habitantes, aspectos culturais que influenciam no consumo, preferências de produtos e os melhores momentos do ano para inseri-los, entre outras particularidades. Esse processo só pode ser bem-feito se trabalharmos com empresas que acreditam no diálogo e no alinhamento periódico para entender o mercado. Assim, conseguimos identificar chances de ganho e a resolver quaisquer situações mais rapidamente”, afirma Matheus.
REGIONALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA
Uma das vantagens que as marcas baianas têm ao fazerem parte do mix de produtos do Assaí é a abrangência territorial oferecida. Os itens podem estar presentes em diferentes localidades simultaneamente, alcançando outros pontos de venda e superando questões logísticas de acesso a territórios com difícil inserção geográfica. Essa característica, aliada à facilidade com que as equipes tiveram de trabalhar em conjunto e de conseguir benefícios com a união de ambas as empresas fez com que a Vida Alimentos desenhasse uma marca de produtos para venda exclusiva nas lojas do Assaí.
Na Bahia, por exemplo, o arroz, feijão e açúcar “Do Chef” ganharam espaço nas prateleiras do estabelecimento. A iniciativa, segundo Matheus, surgiu dos alinhamentos e conversas semanais protagonizados pela equipe das duas Companhias, que identificaram, por meio de análise de estudos de tendência de consumo, a priorização e fidelização da clientela baiana aos alimentos da cesta básica. “Mesmo com diferenças entre as regiões, identificamos o padrão de procura por esses produtos. Sendo assim, unimos a abrangência territorial do Assaí e o nosso conhecimento para desenhar uma mercadoria personalizada, seguindo a demanda do(a) cliente e, sobretudo, mantendo todas as propriedades nutricionais que um alimento de qualidade tem e precisa”, contextualiza o CEO.
Fábio finaliza explicando que toda essa estratégia é pensada em benefício dos(as) clientes. “Cuidamos da regionalização como uma maneira de inserção local e, ainda, de aproximação com o público. Somado, 22% dos nossos fornecedores em Bahia, Sergipe e Petrolina são regionais, o que ilustra um compromisso nosso em definir e estabelecer esse critério como padrão em nosso trabalho regional. Queremos sempre estar onde os(as) nosso(as) clientes estão, colocando-os(as) no topo das nossas prioridades e valores da cultura interna da empresa. Esse tipo de abastecimento complementa a indústria, sobretudo no interior por uma questão logística, portanto, ficamos realizados quando os(as) fornecedores(as) regionais acreditam no nosso trabalho, pois são eles(as) que trazem energia e vida para as nossas lojas”, adiciona.
A Bahia é o 3º estado com maior quantidade de lojas do Assaí em todo o país, se consagrando como um grande mercado para a Companhia, além de ser o estado onde o Assaí tem a maior quantidade de lojas no Nordeste. O atacadista já contabiliza 24 lojas na região, reforçando o seu espaço como uma das redes favoritas dos baianos. |