Black Friday inteligente: como varejistas estão se preparando para evitar o caos logístico

0
15

Black Friday inteligente: como varejistas estão se preparando para evitar o caos logístico

 Veja como a Westwing transforma aprendizados de anos anteriores em eficiência e previsibilidade durante o maior pico de vendas do varejo online
 

São Paulo, outubro de 2025 – A Black Friday é sinônimo de oportunidade e também de grandes desafios para as operações logísticas. Em meio ao aumento exponencial de pedidos, garantir agilidade, previsibilidade e qualidade nas entregas tornou-se essencial para sustentar a experiência do cliente. Com essa visão, a Westwing, referência em decoração e lifestyle, aprimorou sua operação com o suporte da Drivin, plataforma de gestão de transporte (TMS) que vem otimizando a performance logística da empresa.
 

Com uma base ampla e diversificada de produtos e SKUs (Stock Keeping Unit), a Westwing enfrenta anualmente o desafio de manter a fluidez das entregas durante os períodos de pico. Segundo Cristiane Melo, líder de transporte da Westwing. o segredo está em transformar dados e aprendizados de anos anteriores em planos de ação concretos. 
 

“Estamos nos preparando e analisando todos os gaps que tivemos nos anos anteriores e implementando ações para que não se repitam, desde reforços de conectividade e acordos com agregados até treinamentos de frota e melhor uso dos aplicativos”, explica.
 

Essas medidas são potencializadas por tecnologias como a da Drivin, que permite monitorar frotas em tempo real, otimizar rotas e aumentar a ocupação de veículos, resultando em redução de custos de frete e tempo de entrega. Após a implantação do TMS SaaS da empresa, por exemplo, a Westwing reduziu de sete para cinco o número de veículos utilizados, alcançando uma diminuição significativa nos custos operacionais além de 20 minutos a menos no tempo das entregas diárias.
 

A solução da Drivin também facilita a comunicação entre motoristas e centrais, promovendo uma operação mais transparente e ágil, aspectos decisivos em datas de grande volume como a Black Friday. “Nosso papel é garantir que clientes como a Westwing tenham uma operação sem fricções, mesmo nos momentos mais intensos do e-commerce. A tecnologia da Drivin oferece visibilidade total da operação, controle sobre cada entrega e respostas rápidas diante de qualquer imprevisto”, afirma Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin no Brasil.
 

Além da tecnologia, o fator humano continua essencial. Treinamentos, engajamento e cultura operacional fortalecem o uso das ferramentas e asseguram uma logística mais previsível, sustentável e orientada por dados, capaz de sustentar o crescimento do e-commerce sem perder o foco na experiência do cliente.