Blairo Maggi receberá o troféu Ferroviário do Ano 2022 no 31º Prêmio da Revista Ferroviária
Geraldo Alckmin aceitou o convite para entregar premiação ao empresário no evento, que é o maior encontro social do setor metroferroviário no Brasil
Um dos momentos mais aguardados pelo setor ferroviário já está chegando: o 31º Prêmio da Revista Ferroviária. No próximo dia 27 de abril, será realizada a cerimônia, que reconhece as melhores empresas e quem mais fez pelo setor ferroviário brasileiro. O evento, que acontecerá em São Paulo, reunirá, em um jantar festivo, importantes personalidades e executivos do mercado e autoridades públicas. O destaque da noite será a entrega do troféu Ferroviário do Ano 2022 ao empresário do agronegócio Blairo Maggi.
Atualmente presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Blairo foi escolhido por ser um legítimo representante do setor que só ganha importância como carga para as ferrovias no Brasil.
“Sinto-me honrado com essa escolha, e precisamos muito das ferrovias para equilibrar os custos de escoamento da produção. Se as ferrovias tivessem mais capacidade de carga, com certeza estaríamos transportando muito mais. Hoje ainda faltam vagões para escoar a produção agrícola brasileira e acabar com o mito de que o trem concorre com o caminhão. O trem não chega na fazenda e o caminhão é um complemento importante na cadeia de transporte”, declarou Blairo Maggi, que também já ocupou os cargos de governador do Mato Grosso, senador da República e ministro da Agricultura no governo de Michel Temer.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aceitou o convite da Revista Ferroviária para entregar pessoalmente o prêmio a Blairo Maggi no evento. Alckmin já recebeu o troféu de Ferroviário do Ano de 2017, por sua atuação em prol do avanço da mobilidade urbana sobre trilhos quando foi governador de São Paulo.
Carga agrícola bate recorde
No ano passado, as ferrovias brasileiras transportaram 64,5 milhões de toneladas de grãos, apesar dos efeitos climáticos que levaram a uma retração no setor agrícola em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Considerando apenas os cinco anos anteriores, houve um incremente de 100% na carga agrícola nas ferrovias. Em 2017, depois de vários anos transportando em torno de 30 milhões de toneladas, o escoamento de grãos pelas ferrovias brasileiras deu um salto para 47 milhões de toneladas e, apesar de um ligeiro declínio em 2021, chegou ao recorde de transporte em 2022. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Nesse ano de 2023, a produção agrícola brasileira deve bater novo recorde de produção. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que se chegue a 312,2 milhões de toneladas, um incremento de 15% (40,8 milhões de toneladas) em relação à safra 2022. No ano passado, as exportações do agronegócio somaram US$ 159,09 bilhões, com alta de 32% em relação ao ano anterior. Menos da metade desse total chegou aos portos através das ferrovias, o que mostra o quanto o setor ainda pode crescer nesse segmento.
Prêmio RF: mais de três décadas de história
Principal publicação do país especializada em ferrovias, a Revista Ferroviária atua desde 1940 em defesa do setor. O Prêmio Revista Ferroviária existe desde 1990 e é considerado a mais importante premiação do setor ferroviário brasileiro. Além de destacar personalidades e organizações que contribuem para o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil, o Prêmio RF coloca a própria ferrovia sob os holofotes, revelando como são necessárias e estratégicas para o escoamento de carga no país.
Durante o jantar de premiação, que será precedido de coquetel, também serão entregues os prêmios de Melhor Operadora de Cargas e Melhor Operadora de Passageiros. Serão homenageados ainda os fornecedores em categoriais setoriais e os Ferroviários Padrão de Carga, Passageiros e da Indústria, escolhidos entre os funcionários indicados pelas empresas do setor. A premiação dos Ferroviários Padrão é feita em parceria com representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).
Os prêmios serão entregues por autoridades e executivos presentes à cerimônia. Ao todo, serão premiadas 24 categorias setoriais e cinco especiais.
Conheça a relação completa de categorias e indicados: https://revistaferroviaria.com.br/premiorf/
Votação conta com mercado ferroviário
O mercado ferroviário é protagonista na escolha dos vencedores do Prêmio RF. A votação das categorias é feita exclusivamente por um Colégio Eleitoral, formado por mais de 5 mil profissionais que comprovadamente atuam no setor ferroviário.
A escolha através do voto é feita de forma cruzada, ou seja, operadores votam em fornecedores e fornecedores escolhem os melhores operadores. Já nas categorias especiais, a votação é aberta a todo o Colégio Eleitoral. Além da votação direta do Colégio Eleitoral, a escolha dos vencedores este ano também levará em conta, num sistema de pontuação, a atuação das empresas no período 2020 a 2022.
Como participar da cerimônia
O Prêmio Revista Ferroviária é o maior e mais tradicional encontro social do setor ferroviário no Brasil. Ainda dá tempo de garantir participação na 31ª edição da premiação.
Para mais informações sobre aquisição de convites, envie e-mail para premiorf@revistaferroviaria.com.br
SERVIÇO
Local: Villa Vérico, na Rua Santa Justina 329, Vila Olímpia, São Paulo
Data: 27 de abril
Horário: 19h – Coquetel; 20h – Cerimônia de Premiação e jantar
CONTATO PARA IMPRENSA
Camila Elias
Assessoria de Imprensa do 31º Prêmio da Revista Ferroviária
Telefone: 21 99932-3456
Email: camis.elias@gmail.com