Cada vez mais, mulheres assumem funções como motoristas nas operações logísticas

0
1011

Cada vez mais, mulheres assumem funções como motoristas nas operações logísticas

 Há um ano, a Ativa Logística iniciou a implementação de veículos elétricos em suas operações de distribuição com motoristas mulheres

 MARÇO 2023 – Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) existem cerca de 25,8 milhões de motoristas mulheres, o equivalente a 35% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) válidas no país. Neste cenário, também podemos mencionar a crescente participação da mulher na logística.

A Ativa Logística, um dos principais operadores logísticos do País, possui 412 mulheres em diferentes funções, assim como analistas, conferentes, supervisoras, gerentes, motoristas e líderes de setores. Segundo o gerente nacional de operações, Fernando Daruiche, a função motorista tem chamado a atenção das mulheres.  Devido a isso, há um ano, a Ativa Logística iniciou a implementação de veículos elétricos nas operações de distribuição com mulheres.

 A seguir, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, contamos para vocês um pouco do perfil de três motoristas e o seu dia a dia na Ativa Logística.  

 Paula Christina da Costa Santos comenta que iniciou sua carreira como soldadora e encontrou uma oportunidade para trabalhar em logística. Para ela, dirigir uma van elétrica é uma experiência nova, pois, o automóvel é muito silencioso. “Pretendo continuar minha vida como profissional na área de logística. É a primeira vez na vida que dirijo um veículo elétrico, e quando estou na rua, as pessoas perguntam se não é preciso abastecer o veículo e mostram bastante curiosidade. Para quem gosta de dirigir é um segmento muito bom para iniciar a carreira. A dedicação e o amor pela profissão podem te levar muito distante”, destaca ela. 

“Iniciei minha carreira profissional na área contábil, mas o meu sonho sempre foi dirigir caminhão”, afirma Rosana de Freitas Ribeiro, que já conheceu o País inteiro como motorista. “É um segmento com forte presença do público masculino, mas como mulher, destaco que é muito bom trabalhar na área logística já que o ambiente é apropriado para ambos. E quando você trabalha em uma transportadora como motorista, é possível ter chances de crescimento, basta dedicação”. Ela afirma que sempre faz cursos de atualização como motorista e destaca que a importância de atender o cliente com qualidade, além do “saber dirigir”, é o caminho para se tornar uma profissional cada vez melhor.

“Sempre tive admiração pelo volante!”. Essa é a afirmação de Graciana Guedes Freitas, que já trabalhou com ônibus, caminhão e reboque. “Hoje trabalho como motorista de van elétrica e sou muito realizada”. Ela relata que faz parte de um setor muito caracterizado pelos homens, mas ao mesmo tempo, no ambiente profissional, sente que pertence a uma grande família. Sempre trabalhou no segmento, mas é a primeira vez que dirige veículos elétricos. “É muito confortável, não tem ruído e, ao mesmo tempo em que estamos trabalhando, contribuímos para a preservação do meio ambiente. Para mulheres que desejam entrar no segmento, indico força, foco porque lugar de mulher é onde ela quiser”, finaliza ela. 

 

 SOBRE A ATIVA LOGÍSTICA  

Com 27 anos de história, Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e atende integralmente a todas as normas e resoluções da ANVISA para a armazenagem e o transporte de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020 e RDC 653/2022.  

Para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado de saúde e beleza, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express.   

Com uma frota de mais de 1200 veículos e 22 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi homenageada por 13 anos consecutivos (2009-2021) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Pelo sexto ano consecutivo, venceu o Hyper Ouro no Programa Fox, da Hypera Pharma, e foi considerada um dos melhores fornecedores de serviços para as indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o selo e o troféu referente ao Programa de Qualificação de Fornecedores da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).  

  INFORMAÇÕES À IMPRENSA DA ATIVA LOGÍSTICA   

Anna Karina Spedanieri 

annakarina@akspress.com.br    

11 99722-6600