Centralização de pagamentos ganha espaço no setor logístico e impulsiona produtividade de frotas
Soluções que unificam o pagamento de combustível, pedágios e manutenção ajudam transportadoras a ganhar tempo e reduzir custos
Artigo: Kassio Seefeld, CEO da TruckPag
A gestão de pagamentos no transporte rodoviário brasileiro, que responde por cerca de 65% de toda a carga do país, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), ainda é complexa e cheia de etapas. Para ganhar eficiência, muitas transportadoras estão adotando a centralização de pagamentos, que reúne, em uma única plataforma, todas as despesas da frota, como combustível, pedágios e serviços de manutenção.
“As transportadoras trabalham com margens apertadas, em que cada minuto e cada real contam. Quando todos os pagamentos da frota estão centralizados em uma única solução, a gestão fica mais simples e produtiva, liberando tempo e recursos para o que realmente importa: o crescimento do negócio”, destaca Kassio Seefeld, CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento com soluções completas para frota pesada.
A logtech paranaense, que já atende mais de 1300 clientes em todas as soluções, aposta nesse modelo não só para reduzir custos, mas também para garantir mais segurança e agilidade no fluxo de caixa do frotista.
“Com a digitalização dos pagamentos, conseguimos reduzir fraudes e erros, além de ter uma visão completa das despesas, o que nos permite tomar decisões mais rápidas e acertadas”, afirma Seefeld, “Desde que adotamos essa centralização, notamos um aumento na produtividade e no controle financeiro dos nossos clientes”, completa.
Nos últimos anos, o setor vem investindo cada vez mais em tecnologia. Muitas transportadoras já incorporam ferramentas de inteligência artificial para otimizar rotas e reduzir custos operacionais. Segundo a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), 42% das transportadoras de médio e grande porte já usam algum sistema com IA.
“O transporte de cargas é uma engrenagem vital da economia e, para continuar competitivo, precisa incorporar tecnologias que tragam eficiência e confiabilidade. A centralização de pagamentos é um passo importante nesse caminho, permitindo que as empresas operem de forma mais ágil e com menos riscos”, finaliza Seefeld.




