Com mais unidades e empregos, Setor de Franquias cresce 7 % no 1º TRI de 2019

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Com mais unidades e empregos, Setor de
Franquias cresce 7 % no 1º TRI de 2019

  • Segmentos de Casa e Construção, Serviços Automotivos, Comunicação Informática e Eletrônicos, Serviços e Outros Negócios e Saúde, Beleza e Bem Estar registraram maior variação percentual
  • Modelos alternativos de pontos de venda, franqueados multiunidade e e-commerce ganham espaço

São Paulo, 15 de maio de 2019 – O ritmo de expansão mais forte e as perspectivas econômicas relativamente melhores levaram o setor de franquias a registrar um crescimento nominal de 7% no 1º trimestre deste ano, ou seja, um ritmo mais intenso se comparado ao mesmo período de 2018 que foi de 5,1%. O faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5% (variação de R$ 165,190 bilhões para 177,545 bilhões). É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Analisando-se o quadro macroeconômico nacional, nota-se que, embora as expectativas iniciais do ano fossem mais otimistas, houve o agravamento de alguns indicadores importantes como o desemprego, tímido crescimento do PIB, baixa produção industrial e falta de agilidade no trâmite de reformas importantes para o País. Por outro lado, a inflação se manteve baixa, assim como os juros, e o varejo demonstrou maior vigor em vários ramos, com destaque para e-commerce e serviços.

“O cenário se mantém complexo, mas dois fatores contribuíram com o desempenho do setor. O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linha de produtos e consumidores”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Quanto ao movimento de abertura e fechamento de lojas no 1º trimestre de 2019, o estudo apontou uma variação positiva do saldo total de 2,5%, mais do que o dobro do 1º trimestre de 2018, já que foram abertas 3,7% dessas unidades e houve o fechamento de 1,2% delas. São registradas atualmente 156.693 unidades de franquias no País. “Depois de um período de maior conservadorismo, tanto entre as redes, como entre os investidores, temos notado uma disposição maior na área de expansão. A melhoria das perspectivas econômicas certamente ajudou, mas creio também que o franchising tem se consolidado cada vez como uma opção mais segura para empreender. Mais empresas e mais pessoas tem considerado esta opção, o que é muito bom para o setor manter seu processo de reinvenção constante”, declara André Friedheim.

A pesquisa indicou também uma elevação de 2,05% no número de empregos diretos do setor no trimestre em relação ao final de 2018, totalizando 1.325.844 trabalhadores. Para o presidente da ABF, “a conjugação de unidades e empregos mostra mais uma vez o papel fundamental do setor na geração de postos formais. Se as reformas andarem no ritmo necessário e alguns problemas estruturais do estado brasileiro começarem a ser enfrentados, estou seguro que podemos contribuir ainda mais e em todo o País”.

Segmentos

Entre os segmentos que apresentaram maior variação de crescimento nos meses de janeiro a março deste ano, Casa e Construção registrou um crescimento de 12,9% no seu faturamento na comparação com o mesmo trimestre de 2018. O resultado expressivo reflete, além de uma taxa de expansão em unidades de 7,4%, o aquecimento de área de reparos e melhorias nos imóveis.

O segundo melhor desempenho ficou com o segmento de Serviços Automotivos, que cresceu 12,7% no mesmo período. Este resultado foi impulsionado pela recuperação do mercado automotivo de forma geral, que apresentou recordes de vendas de veículos novos na comparação com os anos anteriores. O crescimento da frota repercutiu em toda a cadeia, incluindo os serviços prestados pelas franquias.  O ramo de franquias de aluguéis de carros também contribuiu de forma importante com este movimento.

Também apresentaram bons resultados os segmentos de Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços e Outros Negócios, com crescimentos de 9,7% e 9,6%, respectivamente. No primeiro segmento, o destaque ficou por conta de serviços de manutenção e reparo de eletroeletrônicos e de marketing e design digital. No segundo caso, à exemplo dos trimestres anteriores, foram as franquias de logística e serviços administrativos que alavancaram o resultado.

Saúde, Beleza e Bem Estar voltou ao grupo dos segmentos que mais crescem, com uma taxa de 9,2%, com uma expansão em unidades de 6,7%. O crescimento mais intenso das óticas e dos serviços médicos e odontológicos alavancaram este desempenho.

Localização, formato e canal

Depois de alguns anos de queda, cresceu a participação dos shoppings enquanto local do ponto de venda, passando de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019. “Desde o ano passado os shoppings esboçam uma reação que começa a aparecer em nossos números. A vacância e a mudança do mix, com mais lojas de alimentação e entretenimento, criaram boas oportunidades para o franchising”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF. Esse movimento, no entanto, não reverteu outra tendência registrada nos últimos anos, o crescimento dos pontos alternativos, com destaque para o home office, cuja participação passou de 4,9% em 2018 para 6,7% em 2019.

Em termos de modelo de operação, houve um crescimento expressivo dos quiosques (de 6,5% em 2018  para 8,6% em 2019), mas outras modalidades alternativas tem participações relevantes como é o caso de Home-based (6,0%) e Atendimento à Domicílio (2,1%) – neste ano, a ABF segregou mais os tipos de modalidade em sua pesquisa, confira.

E-commerce e Multifranqueados  

Pela primeira vez, a ABF perguntou as redes a respeito de sua estratégia de e-commerce. 61,1% delas afirmaram que utilizam as vendas online como canal (esse montante em 2018 era de 42,3%), sendo que em 48,1% delas os franqueados participam (contra 30,1% em 2018). O formato de participação dos franqueados predominante é a de comissão sobre as vendas (79,2%), seguido de loja virtual do franqueado (9,1%) e app de delivery (7,2%). “Esses dados são bastante reveladores e mostram que o franchising brasileiro está se adaptando a transformação digital. Porém, precisamos ir mais fundo. Por exemplo, a retirada em loja franqueada de produtos adquiridos no e-commerce, uma grande oportunidade, é adotada apenas por 0,9% das redes”, afirma André Friedheim.

O fenômeno dos franqueados que gerem mais de uma unidade continua a se aprofundar. Em 2019, o volume de redes que possuem este modelo atingiu 82%, contra 74,5% em 2017. No entanto, com o movimento de expansão mais intenso, a participação percentual de multifranqueados dentro das redes passou de 23% em 2017 para 17% em 2019. Caiu também a participação das unidades administradas por multifranqueados, de 37% em 2017 para 32% em 2019. “Quanto a expansão é mais intensa, é comum que novos empreendedores ingressem no sistema, ainda mais com o mercado de trabalho em ritmo tão lento”, afirma Vanessa Bretas. Os franqueados multimarca (ou seja, que gerem mais de uma unidade de mais de uma marca) apresentaram maior estabilidade, com 40% das redes afirmando que tem franqueados com este perfil em 2019 (contra 43% em 2017), sendo que na quase totalidade dos casos os franqueados trabalham com de 2 a 4 marcas.

Metodologia

A Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 1º trimestre de 2019 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam cerca de 27% das unidades e 31% do faturamento total do setor. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 174 bilhões, mais de 153 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Informações para a Imprensa:
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
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