Compartilhamento de fretes e de paletes auxilia a descarbonização da cadeia de fornecimento na indústria

0
718
Sorocaba- 30-11-2022. Fotos para banco de imagens da Pepsico Brasil, em Sorocaba, SP. Foto Joerl Silva

Compartilhamento de fretes e de paletes auxilia a descarbonização da cadeia de fornecimento na indústria

Parceria entre empresas traz benefícios ambientais e de redução de custos

 

São Paulo, julho de 2024 – Em mais um esforço para contribuir positivamente para a preservação ambiental do planeta, a CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento, desenvolveu no Brasil uma iniciativa de transporte colaborativo. Com a parceria, alcançou no último ano a marca de um milhão de quilômetros rodados com caminhões compartilhados, evitando a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.

Com o mesmo objetivo de gerar menos impacto ao meio ambiente, a CHEP realiza o serviço de pooling, que promove o compartilhamento e a reutilização de paletes para o transporte de mercadorias. Já no quesito transporte compartilhado, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, utiliza o frete de retorno de seus caminhões, que levam seus produtos, para transportar os paletes CHEP, maximizando a eficiência do transporte e reduzindo emissões.

No último ano, a parceria entre a CHEP e a PepsiCo, por optar pelo palete de um modelo de economia circular, gerou impactos ambientais positivos para o planeta: economia de madeira equivalente a 4.689 árvores; evitaram emissões de carbono, em um equivalente a 39 voltas ao mundo de caminhão; e redução de resíduos, com mais de 1,5 milhão de quilos de lixo a menos.

“Parcerias como a da CHEP e da PepsiCo permitem alcançar objetivos comuns de descarbonização e a redução de resíduos a longo prazo. As mudanças climáticas exigem a colaboração das empresas para enfrentar esses desafios e gerar uma mudança positiva para o planeta. Estamos felizes em cooperar com grandes empresas em todo o mundo para a transformação rumo a uma economia mais circular”, afirma André Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil.

O setor de transportes gera cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa, além de responder por 57% da demanda global de petróleo e 28% do consumo total de energia.1 Portanto, adotar práticas mais sustentáveis nas operações logísticas é urgente. Para isso, surgiu uma tendência entre as empresas de todo o mundo em suas iniciativas de sustentabilidade, alinhadas a uma temática de “Planeta Positivo”. Sob esse guarda-chuva, muitas empresas buscam transformar as operações que têm um impacto negativo sobre o meio ambiente, como emissões de carbono, geração de resíduos e uso de recursos naturais, em operações positivas para o meio ambiente e que refletem essa tendência global de regeneração.

A PepsiCo adotou a estratégia PepsiCo Positive (pep+), sua agenda ESG e, com foco na descarbonização de suas frotas, busca implementar a melhoria da eficiência da sua frota própria, o uso de combustíveis limpos, a transição para veículos de emissão zero e o desenvolvimento de boas práticas socioambientais com parceiros externos.

“Nossa estratégia ESG objetiva manter uma operação cada vez mais eficiente ao mesmo tempo em que mitigamos nossas emissões de GEE em toda a nossa cadeia de valor e reduzindo o consumo de insumos como a matéria-prima dos paletes. Parcerias como a que temos com a CHEP nos auxiliam a acelerar as nossas transformações positivas, gerando ótimos resultados para a nossa logística e, também, trazendo benefícios para o planeta”, afirma Anderson Pinheiro, diretor de transportes da PepsiCo Brasil.

A CHEP também tem sua estratégia “Planeta Positivo”, que visa a impactar positivamente as florestas, as mudanças climáticas e a redução de resíduos. Além disso, a empresa tem a visão de ser pioneira em cadeias de suprimentos regenerativas. Ao utilizar os paletes da CHEP, as empresas participam de um modelo de Economia Circular, contribuindo para a redução das emissões de carbono, utilização de recursos naturais e resíduos em aterros.      

1 Conferência sobre Transporte Sustentável – ONU

Para mais informações, visite www.chep.com

 

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.