Cybersegurança já é um diferencial competitivo para a logística

0
689

Cybersegurança já é um diferencial competitivo para a logística

Essa é a afirmação da GH Solucionador Logístico, uma das principais empresas de logística de Santa Catarina, que já possui diversas ações de cibersegurança implementadas. Segundo o Fortiguard Labs, o Brasil foi o país mais impactado da América Latina em 2023, com bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. 

No setor logístico, as ações de cibersegurança são cada vez mais essenciais para garantir a segurança das informações.

Segundo Juliano Silva, gerente de TI da GH, a empresa investe há mais de três anos em um plano robusto de segurança para proteger seus dados e os de seus clientes. “Trafegamos um volume significativo de dados confidenciais que incluem informações operacionais, fiscais e comerciais. A proteção desses dados é crucial para o nosso sucesso no mercado. “Por mês, trafegamos em média 2,1 terabytes, em torno de 30 TeraBytes/Ano, que envolvem precificações, endereços, tipos de operações, informações contábeis e fiscais, valores das mercadorias, destinos, custos e necessidades dos nossos clientes”

Juliano Silva destaca que grandes empresas e multinacionais já consideram como fator determinante para a contratação de serviços logísticos, empresas que desenvolvem ações de cibersegurança para a proteção de seus dados. Ou seja, isso se tornou um diferencial competitivo na logística, e a tendência é que esse cenário se torne cada vez mais comum. “Quanto mais tecnologia e automação implementamos em nossas operações logísticas, mais investimentos precisamos realizar para garantir a segurança dos nossos dados como um todo”, comenta.

Além das tecnologias já aplicadas em nossos sistemas e ações independentes já desenvolvidas, até o início de 2025, serão investidos cerca de R$ 60 mil em antivírus de última geração, treinamentos para conscientização em cibersegurança dos colaboradores e testes do ambiente (virtual e redes).

Temos ainda mais ações que serão implementadas para a proteção do nosso ambiente. “Estamos avaliando novas parcerias para fortalecer ainda mais nossas medidas de cibersegurança, onde profissionais realizaram simulações de ataques a fim de localizar possíveis fragilidades e gaps. Assim, poderemos identificar pontos críticos (se houver) para inibir ainda mais possíveis ataques, garantindo mais segurança para todos”, explica Juliano Silva.

Principais benefícios das ações de cibersegurança:

  1. Minimiza a violação dos dados em caso de ataques;
  2. Menores riscos de processos judiciais por conta de vazamento de dados;
  3. Evita interrupções e atrasos na operação;
  4. Vantagem competitiva no mercado;
  5. Segurança cibernética do seu negócio e dos clientes.

Ações que formam o plano de cibersegurança:

  • Utilização de soluções de proteção de rede nas principais unidades e pontos de operação;
  • Implementação de restrição de acesso a áreas sensíveis com controle específico para setores como RH e Financeiro;
  • Gestão de acessos no ERP, permitindo que cada colaborador visualize apenas o que é relevante para sua função;
  • Armazenamento seguro e gerenciamento de arquivos em serviços de cloud, com auditoria e rastreamento de alterações realizadas;
  • Implementação de rotinas contínuas de backup para garantir a integridade dos nossos dados;
  • Acesso remoto restrito, permitido somente via VPN segura;
  • Proteção física dos servidores internos, com controle de acesso rigoroso e segurança personalizada;
  • Segmentação de redes Wi-Fi para colaboradores e visitantes, garantindo a proteção do ambiente interno;
  • Conscientização contínua dos colaboradores, por meio de treinamentos e boas práticas de segurança cibernética.

Operações da GH Solucionador Logístico

A GH Solucionador Logístico possui 13 anos de história e crescimento financeiro sustentável de 25% ao ano, nos últimos três anos. O diretor administrativo e fundador da empresa, João Pedro Mattos, comenta que o know-how da companhia já é reconhecido em segmentos distintos como um solucionador logístico, atendendo às especificidades de cada negócio, indo além de uma simples entrega.

Neste modelo de atendimento operacional, a empresa atua com embarcadores, importadores e distribuidores com presença nacional nos segmentos petroquímico, siderurgia, indústria química, têxtil, alimentício, entre outros.

Com centros de distribuição localizados nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, a GH Solucionador Logístico realizou 12 mil entregas em 2023 no Brasil. Em 2024, esse número deve alcançar 20 mil entregas. A movimentação de cargas em 2023 chegou a 300 mil toneladas e, para 2024, deve ultrapassar 450 mil toneladas. A GH desenvolve cerca de 20 ações e projetos baseados em conceitos de ESG, como a compensação de gases poluentes das operações logísticas, ações sociais para benefício das comunidades, e segue rigorosos requisitos de qualidade e segurança.