Profissão: contramestre. Majoritariamente exercida por homens, o contramestre é o profissional da marinha mercante encarregado de coordenar o trabalho dos marinheiros do convés de um navio
Luciane Marcelino Nogueira, de 41 anos, tem uma profissão ainda exercida majoritariamente por homens. Formada em Técnica de Segurança do Trabalho, ela descobriu que trabalhar a bordo de um navio é a sua maior paixão. Há oito anos neste mercado e há três na Aliança Navegação e Logística, do Grupo Hamburg Süd, ela é a primeira contramestre da equipe e tem uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação.
[quote align=’left’]1ª Contramestre da aliança Logística[/quote]Antes de embarcar pela primeira vez como marinheira, Luciane atuou como balconista de uma locadora de vídeos, recepcionista em uma clínica ortopédica, auxiliar e assistente administrativa em empresas do ramo de calibração de instrumentos e em uma distribuidora de pescados.
Conhecida pelos colegas como “formiga atômica”, Luciane trabalha numa escala de 56 por 56, ou seja, fica quase dois meses a bordo. Além de comandar uma equipe, a contramestre precisa administrar outro grande desafio: a saudade da filha Luma de quatro anos. Quando está em terra, o tempo livre é totalmente dedicado à menina. “Procuro investir ao máximo na qualidade do tempo com a minha filha. Vamos ao clube e à praia, por exemplo, mesmo que não seja final de semana”, destaca.
Segundo ela, “a família é uma equipe de logística que me dá apoio, especialmente quando estou no navio. Com as tecnologias existentes hoje, tenho uma comunicação frequente com a Luma e me sinto mais próxima que muitas mães”, enfatiza Luciane.
Atualmente, a contramestre está cursando Ensino Superior em Logística a distância, se preparando para retomar as aulas de inglês a partir de março.
“Minha trajetória foi de muito trabalho e de superação de desafios a cada dia, mas também de reconhecimento profissional. É uma honra ser a 1ª CTR da Aliança, fruto do meu comprometimento e da minha responsabilidade”, ressalta.
Luciane Nogueira tem planos de chegar mais longe profissionalmente. Por isso, ela está se preparando para assumir, no futuro, a posição de 2ª Oficial de Náutica, cuja função está ligada à Segurança do Trabalho e Navegação.
“O profissional atual deve ser dinâmico, proativo e trabalhar em equipe, usar os erros como combustível para novos acertos que virão”, complementa.
O contramestre é o profissional da marinha mercante encarregado de coordenar o trabalho dos marinheiros do convés de um navio. Ele participa das manobras na área da proa, realiza os fundeios (quando joga a âncora no mar para aguardar o horário de atracar) e, principalmente, é o responsável pelo tratamento, conservação, pintura e manutenção de todo o convés da embarcação e suas fainas inerentes. Atualmente, Luciane realiza a rota Rio de Janeiro/Manaus a bordo do navio Sebastião Caboto.