Expectativas de grandes players que atuam com soluções para movimentação de cargas

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Expectativas de grandes players que atuam com soluções para movimentação de cargas

A equipe do Painel Logístico esteve presente durante a Intermodal e ouviu algumas das maiores empresas do País, quando o assunto é movimentação de cargas. Ao mesmo tempo, acompanhamos o lançamento da maior plataforma lançada no Brasil, quando o assunto é tecnologia para gerar eficiência operacional, financeira e na gestão de risco. Os especialistas ouvidos pela nossa equipe também comentaram sobre a expectativa de negócios perante a um novo cenário político e econômico.  

A vice-presidente da Still Empilhadeiras, Adriana Firmo, apresentou boas expectativas para os negócios durante a Intermodal, considerada por ela, um dos principais espaços para a divulgação de sua nova linha de produtos. Para o nosso negócio, os setores mais promissores atualmente além da logística, são os segmentos da indústria farmacêutica e alimentícia, operadores logísticos e operações portuárias. A nossa expectativa é que o mercado continue no mesmo ritmo de 2022 e com isso devemos crescer até 30% em 2023”, destaca Firmo. A executiva prevê a comercialização de até 29 mil máquinas até o final do ano. O principal destaque vai para a máquina empilhadeira modelo Still RC-25, movida a bateria de lítio que será fabricada no Brasil, com solução movida a energia limpa. “Temos uma linha extensa de produtos que viabilizam a movimentação de materiais, em muitos setores, assim como para transporte de cargas e logística como um todo, desde empilhadeiras de 1 tonelada, até 18 toneladas. Isso engloba equipamentos industriais e também de automação para toda a cadeia de abastecimento”, finaliza Adriana Firmo.

Para a diretora de vendas da Fronius, Mariana Kroker, neste universo da Intermodal, movimentação de cargas com maior eficiência e conectividade, a empresa apresentou a bateria de lítio que traz menor impacto ambiental para movimentações intralogísticas. “Tivemos um crescimento de 25% em 2022, na comparação com 2021 e desenvolvemos projetos estratégicos com grandes empresas no Brasil e para 2023, a previsão de crescimento fica entre 20% e 25%, dependendo da volatilidade do mercado e das decisões políticas e econômicas, comenta ela.

Quando o assunto é acessório para empilhadeiras, o diretor comercial da Saur, Enio Andre Heinen, possui uma visão mais conservadora em relação ao mercado. Ele espera um crescimento nas vendas de até 10% até o final de 2023 na comparação com 2022. Segundo ele, o segmento que aponta mais demanda por acessórios para empilhadeiras é o de celulose, visto que as empresas estão com preços em ascensão de suas matérias-primas e com grandes investimentos a longo prazo.  

Novos negócios, crescimento em relação à movimentação de containers e investimentos constantes em tecnologia. Esse é o cenário apontado por Mario Estevam Malcshitzky, Relações Institucionais do Porto de Itapóa (SC). Ele aponta que Itapóa foi o terceiro porto do País que mais cresceu, mesmo apenas com 12 anos de atuação. Além disso, o executivo comenta que a operação como um todo já está muito consolidada. “Estamos com projeto de expansão, e no último ano, tivemos mais 50 mil metros de pátio em operação. Para 2023, teremos a ampliação de mais 150 mil metros e isso vai dobrar a capacidade operacional, resultado dos investimentos realizados em tecnologia”.

Mario Estevam Malcshitzky também ressalta dois fatores muito importantes para o segmento de portos no País. “Seremos o primeiro porto a operar um guindaste RTG com controle remoto no Brasil. Ao mesmo tempo, a nossa gestão será pioneira em relação à introdução de um scanner que serve de apoio para ações de fiscalizações de containers para a Receita Federal. Todas essas iniciativas com apoio da inteligência artificial são iniciativas do nosso Núcleo de Inovação do Porto de Itapoá, criado para viabilizar os nossos investimentos como um todo, desde a introdução de uma simples tecnologia, até a capacitação dos nossos colaboradores.  

O cenário para novos negócios é muito promissor para Robson Carvalho, gerente comercial da Heler Empilhadeiras. Em 2022, as vendas alcançaram a marca de 22 mil máquinas. Apesar do cenário econômico um pouco desafiador, a empresa pretende crescer ainda mais, por conta do aumento do mix de equipamentos, lançamentos, alta tecnologia com foco em equipamentos de lítio, que estão alinhados às práticas de ESG. “Apostamos em empresas que pretendem trocar suas empilhadeiras movidas a GLP/ bateria de chumbos para novos equipamentos de lítio, que operam com menor impacto ambiental. O mercado está caminhando para os equipamentos movidos a energia limpa, com emissão zero de poluentes e manutenção custo zero. Atendemos muitos clientes e estreitamos novas parcerias na Intermodal que com certeza renderá frutos para a nossa empresa que deve duplicar o faturamento em 2023 em relação a 2022”, finaliza Carvalho.  

Tecnologia inovadora para os processos logísticos

A nstech, ecossistema de tecnologia para logística e mobilidade, investiu R$ 1,5 bilhão na plataforma open Logistics, solução apresentada durante a Intermodal e que concentra mais de 100 soluções que hoje já atende cerca de 60 mil empresas do setor.

De acordo com Vasco Oliveira, fundador e CEO da nstech, a plataforma integra softwares do setor para gerar eficiência operacional, financeira e na gestão de risco. “A solução surge como um meio digital de conectar clientes e fornecedores, evitando burocracias, custos desnecessários e falta de agilidade em todas as áreas”, afirma.

A plataforma foi lançada durante a Intermodal 2023 por conta da amplitude da feira, que possibilitou conexões importantes com quem tem caminhado em direção à digitalização, extremamente necessária para uma maior eficiência logística e também para uma sociedade mais sustentável, com menos acidentes, poluição e roubos de carga.

 Para os próximos anos, a nstech planeja incorporar soluções para garantir o conjunto mais completo de tecnologias para logística. O faturamento da empresa em 2022, alcançou a marca de R$650 milhões, crescimento de quase 100% na comparação com o ano anterior.

Para a empresa norte-americana com atuação no Brasil, OneCharge Lithium Batteries, o ano de 2022 ultrapassou expectativas com a venda de quase 140 baterias de lítio para empresas fabricantes de empilhadeiras, sendo o principal mercado consumidor da marca. O diretor Newton Santos explica que a OneCharge possui diversas capacidade de bateria (tamanho, corrente, tensão), ou seja, desenvolve soluções customizadas para cada cliente, modelo de atuação que já possibilitou a produção de 600 modelos de baterias para inúmeros segmentos para diversos países.

Há um ano e meio no Brasil, o executivo comemora o desempenho positivo da empresa, e mesmo com o cenário econômico de “incertezas”, possui expectativa de crescimento de 20% até o final de 2023. “ Estamos recebendo muitas cotações e acreditamos que o mercado deve ganhar um “fôlego maior”, após o segundo semestre.

A 27ª edição da Intermodal South América foi considerada por muitos expositores como o start do ano para o setor. Cerca de 500 marcas estiveram presentes.

Com corredores lotados durante os três dias, o evento bateu recorde de visitação em relação às edições anteriores, e foi considerada a maior na história do evento.

Foram mais de 40 mil visitantes que passaram pelo pavilhão de exposições do São Paulo Expo para acompanhar as novidades e tendências de mercado da cadeia logística, de suprimentos e de cargas.

Durante a edição de 2023 da Intermodal South América, painelistas de vários países apresentaram cases, estudos e soluções para a cadeia logística mundial. Crédito da imagem: Portal Painel Logístico