O processo de fabricação é uma das principais atividades de uma Indústria. Falhas, prejuízos e falta de planejamento na produção podem gerar grandes prejuízos para empresas do setor.
A pesquisa realizada, no último trimestre, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) confirma a importância de uma produção industrial eficiente.
O levantamento revela que a falta ou o alto custo da matéria-prima continuou a ser a principal preocupação nas pequenas e médias indústrias.
De acordo com José Claudionor, diretor e especialista em soluções para indústrias, a apreensão mostrada na pesquisa pode ser evitada ao se aplicar as melhores práticas da gestão industrial. “O mercado desse segmento funciona com o método de oferta e procura. Portanto, o ideal é que se compre apenas o que será produzido a fim de impedir prejuízos”.
Como as indústrias precisam de informações em tempo real, a recomendação seria adotar um sistema de gestão. “O software utiliza o método Just in Time, ou seja, produz a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e automática”.
O especialista completa que a automação industrial pode otimizar o relacionamento com os fornecedores. “O sistema disponibiliza informações para saber como, quando e por quanto eles irão entregar o que é cotado, além de garantir que a empresa está pagando o melhor custo benefício para ela no momento”, diz ele.
Para mais informações: https://www.advtecnologia.com.br/planejamento-e-controle-de-producao/ |