Grupo Emtel investe meio milhão em ações e programas ESG

0
40

Grupo Emtel investe meio milhão em ações e programas ESG

O Grupo Emtel, especializado em locação de frota, logística e transporte, com 10 unidades próprias nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, investiu R$ 500 mil em 2023, conforme detalhado no Relatório de Sustentabilidade compartilhado com investidores, fornecedores e clientes.

Ana Paula Miranda, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Emtel, destaca que, em um futuro próximo, projetos ESG devem se tornar obrigatórios no mercado empresarial brasileiro. “É fundamental que grandes companhias adotem medidas mais eficazes ao implementarem suas autorregulamentações, valorizando o negócio, colaboradores, acionistas e a comunidade, assim como o Grupo Emtel tem feito desde 2020, nas esferas ambiental, social e governamental.”

Ana Paula também enfatiza a importância de manter o equilíbrio entre os pilares ESG, mapear dados e registrar resultados para a melhoria contínua. O Grupo Emtel possui um comitê dedicado ao desenvolvimento de ações ESG (Environmental, Social and Governance). No final de 2023, foram lançadas três novas comissões dedicadas a cada pilar ESG, reforçando a governança interna e o alinhamento com as melhores práticas globais.

Sustentabilidade ambiental na prática

As unidades espalhadas pelo país estão 100% alimentadas por fontes de energia limpa e sustentável. “Nossas ações de reflorestamento contribuíram para a recuperação de 150 hectares de mata nativa, promovendo a biodiversidade e ajudando a mitigar as mudanças climáticas. Internamente, campanhas de conscientização ambiental alcançaram todos os nossos colaboradores, promovendo práticas sustentáveis diárias. O uso de etanol em todos os nossos veículos não é apenas uma política, mas uma demonstração do nosso compromisso com uma mobilidade sustentável”, destaca Ana Paula.

Para seus colaboradores, a empresa incentiva a educação ambiental por meio do desenvolvimento de oficinas para reutilização de madeiras, campanhas ambientais e a distribuição de Ecocopos e Ecobags, com o intuito de reduzir a poluição plástica.

Colaboradores e comunidades (Social)

Ana Paula relata que o Grupo Emtel promove o bem-estar de seus colaboradores através do incentivo ao esporte e programas de saúde mental, resultando em uma redução de 20% nos índices de absenteísmo e uma melhora significativa na satisfação dos funcionários. Para a comunidade, programas como Banho Solidário e Natal EcoAmigo impactaram mais de 5.000 pessoas, oferecendo não apenas recursos essenciais, mas também capacitando indivíduos para uma vida mais autossuficiente.

“Eu acredito que leis que sejam exequíveis e que regulamentem essas questões podem mudar o cenário a longo prazo. O estado brasileiro já possui bons exemplos, como as leis que regulamentam resíduos sólidos, a lei de crimes ambientais, a lei das Sociedades Anônimas, a lei anticorrupção e a LGPD.”

Governança

No que tange à governança, a companhia possui um conselho consultivo estabelecido, um acordo de acionistas, além de um Código de Ética e um Canal de Compliance. A empresa participa ativamente do Pacto Global da ONU, contribuindo para movimentos como Net Zero, Elas Lideram e Transparência 100%, que reforçam seu compromisso com a descarbonização, a transparência e a liderança feminina no ambiente corporativo. “Essas iniciativas refletem nossa determinação em liderar pelo exemplo em todas as frentes de atuação”, conclui Ana Paula.

Operações  Grupo Emtel

Com 31 anos de história e expertise consolidada nos setores de energia, saneamento e telecomunicações, o faturamento bruto da empresa em 2023 ultrapassou a marca de R$ 300 milhões, um aumento de 25,61% em relação a 2022, com crescimento equilibrado em suas três divisões de negócios: locação de frotas, logística e transporte, e comercialização de veículos.

Com mais de 700 funcionários diretos e centenas de indiretos, principalmente motoristas autônomos, o Grupo Emtel atende grandes empresas brasileiras, como Cemig, Light, Correios e Telemont, que já adotaram modelos modernos de transporte e logística, além da terceirização e gestão de frotas. Hoje, a sede está localizada em Belo Horizonte, com 10 filiais nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia, Juatuba, Montes Claros, Contagem (MG), Salvador (BA), São Gonçalo do Amarante (CE) e Goiânia (GO).