ID Logistics será a responsável pela gestão da recepção, armazenamento e preparação de pedidos, incluindo serviços de valor adicional e de logística reversa
A Media Markt, empresa líder do setor da distribuição de produtos eletrônicos, de entretenimento e eletrodomésticos na Europa, entrega ao grupo ID Logistics, multinacional de logística, presente em vários países, a operacionalidade de cumprimento dos pedidos de todos os produtos comercializados por e-commerce na Espanha.
A operação será realizada na nova plataforma de 30 mil m² localizada próxima à Madrid. As instalações contam com um espaço destinado para a realização de serviços como a personalização de produtos, configuração de equipamentos e, ainda, o arranque inicial de telefones e hardware. A ID Logistics será a responsável pela gestão da recepção, armazenamento e preparação de pedidos, incluindo serviços de valor adicional e de logística reversa. A operação ultrapassará os 2 milhões de unidades anuais e a gestão de mais de 30 mil referências.
Com este projeto, a Media Markt reafirma a sua aposta na estratégia omnicanal, incorporando todos os canais de compras e comunicação, enquanto melhora o serviço ao cliente. Com esse objetivo, investiu 47 milhões de euros em um plano de transformação digital, que contempla a reforma total da sua rede de estabelecimentos para transformá-los em espaços digitais e experimentais. A estratégia omnicanal da Media Market começou a ganhar consistência nos serviços disponíveis nas instalações logísticas, tais como a entrega em duas horas de pedidos realizados na página web, Stop&Go, para a sua coleção sem sair do carro e a distribuição personalizada para empresas.
Segundo declarações de José Manuel Sala, Diretor da Supply Chain da Media Markt Espanha: “O nosso objetivo é nos tornarmos o segundo mercado europeu do Grupo, depois da Alemanha, e passar a ser a primeira empresa de retail omnicanal do país. Para isso, é fundamental contar com parceiros logísticos competentes que nos permitam manter os elevados padrões de qualidade do serviço, e que nos apoiem e acompanhem nesta estratégia. A ID Logistics nos oferece uma solução logística que se adequa perfeitamente ao nosso modelo de negócio e que permite a nossa adaptação aos hábitos de consumo mais recentes dos nossos clientes, melhorando assim a sua experiência de compras”.
Javier Echenique, Diretor Geral da ID Logistics para a Península Ibérica, afirma que “para a ID Logistics é muito importante ter a confiança da Media Markt, uma empresa de referência no setor de retail de eletrônicos. Na realidade, há já algum tempo o e-commerce é um setor estratégico para ID Logistics na Espanha e para todo o Grupo. Por esse motivo, tem sido uma aposta internacional e até o momento com ótimos resultados. A nossa experiência nos permite garantir um controle total da gestão da cadeia de abastecimento, permitindo uma resposta rápida e imediata à procura do mercado de grande consumo. Com esta parceria, aumentamos a operacionalidade logística do e-commerce na Espanha, o que nos coloca como um operador logístico de referência”.
SOBRE A MEDIA MARKT
Fundada em 1979, a Media Markt é atualmente a empresa líder na Espanha e Europa no setor da distribuição de produtos eletrônicos de consumo, entretenimento e de eletrodomésticos.
O sucesso da empresa, pertencente ao grupo Media Markt Saturn Retail Group, baseia-se num variado leque de produtos das melhores marcas ao preço de mercado mais baixo. A formação da equipe que aconselha os clientes, a presença publicitária inconfundível e a estrutura organizacional descentralizada tornam único o modelo de negócios da Media Markt no mercado da distribuição.
Atualmente, a Media Markt está presente em todas as comunidades autônomas espanholas, com 81 estabelecimentos, bem como a loja on-line. Na Europa, a empresa dispõe de mais de 1.000 pontos de venda em 14 países.
SOBRE ID LOGISTICS
O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, registrando em 2016 um faturamento de 1,07 bilhão de euros. Após a aquisição da Logiters (em agosto de 2016), a ID Logistics passou a ter 275 instalações em 16 países, alcançando cerca de 5 milhões de m² em armazéns distribuídos pela Europa, América Latina, Ásia e África, empregando 18,5 mil colaboradores. Com uma equilibrada carteira de clientes em setores como o da distribuição, indústria, cuidados de saúde, automóvel e comércio eletrônico, entre outros, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento B do mercado regulado Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).