A iniciativa visa reduzir as emissões de CO2 durante as atividades de transporte rodoviário de mercadorias
Para dar continuidade ao projeto de redução de emissão de CO2 e renovar o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a multinacional ID Logistics acaba de assinar pela terceira vez, na França, a Charte Objectif CO2. A assinatura da declaração renova por um período de três anos a aliança da empresa com a Agência do Ambiente e Controle de Energia (ADEME), a Direção Regional e Interdepartamental do Ambiente e Energia, e o Conselho Regional de Provença-Alpes-Costa Azul. A iniciativa faz parte dos contínuos esforços do Grupo para reduzir as emissões de CO2 durante as atividades de transporte rodoviário de mercadorias.
Leia também: Panalpina define plano de redução de emissões de CO² até 2025
O acordo é mais um dos inúmeros investimentos realizados recentemente pela ID Logistics na França, para apoiar os clientes nos seus esforços de transformação das cadeias de abastecimento, como por exemplo:
- na zona de Paris, o Grupo conseguiu para o Carrefour uma frota nova com 10 caminhões-tratores movidos a biometano, que oferecem uma solução de abastecimento e de distribuição ecológica;
- na zona de Provença-Alpes-Costa Azul, a empresa incorporou totalmente o gás natural liquefeito à sua oferta de transporte e dispõe de vários caminhões-tratores movidos por este combustível, usados principalmente por uma das empresas líderes da grande distribuição em França.
Para assinar a declaração, a ID Logistics realizou um estudo prévio sobre as suas emissões de carbono que permitiram:
- estabelecer uma nova avaliação de referência e manter o compromisso com o ambiente
- definir indicadores de desempenho ambiental e estabelecer um novo objetivo de 10% de redução anual das emissões de CO2, que deverá ser conseguido num prazo de três anos;
- colocar em funcionamento um plano de atuação com pelo menos uma ação por ponto (veículo, combustível, condutor e organização de fluxos). As ações empreendidas referem-se principalmente à renovação da frota com veículos que cumprem a normativa EURO 6, a formação de condutores, a redução do consumo de combustível e o serviço combinado comboio-estrada entre o norte e o sul de França.