Grupo Koch automatiza gestão de pátio com mais de 160 veículos diários através da Tempo Certo
Maior supermercadista de Santa Catarina destaca os benefícios da tecnologia para manter centro de distribuição abastecido e garantir distribuição eficiente entre lojas. Agora companhia realiza conferência antecipada de notas fiscais, agendamentos por setores de pedidos e tem indicadores automáticos de desempenho da logística interna
Considerado um dos maiores grupos varejistas do Brasil e o maior supermercadista catarinense, o Grupo Koch tem mais de 70 lojas e está presente em 36 cidades de Santa Catarina. Atua através da rede varejista Super Koch e a de atacados Komprão, visando encerrar 2024 com a marca de 80 lojas. Para manter o abastecimento de toda a rede, a companhia vem investindo em tecnologia e recentemente implantou um projeto de automação para a gestão de pátio, com a solução da Tempo Certo.
O projeto iniciou no centro de distribuição, em Tijucas, que tem mais de 50 mil metros quadrados e concentra toda a operação de hortifruti, frios e secos do grupo, com 80% do volume de pedidos passando pelo local. “Diariamente, recebemos em torno de 160 veículos diários e fazemos a expedição de cerca de 170 caminhões. Até então, todo o processo de agendamento das entregas/recebimentos dos produtos era feito através de planilhas, o que gerava gargalos, atrasos e falta de visibilidade quanto à agenda do pátio e produtividade das equipes”, explica o executivo de supply do Grupo Koch, Diogo Alexandre.
O profissional diz que a companhia buscava uma solução tecnológica que superasse esses problemas, com a estrutura necessária para suportar o crescimento previsto pela empresa, além de ser fácil de utilizar. “A Tempo Certo se mostrou uma solução ideal, por já ter uma plataforma pronta e robusta equiparada a grandes players, agilizando a implementação e os resultados”, detalha.
A partir da plataforma, o Grupo Koch unificou a gestão de agendamentos em um único ambiente, eliminando a necessidade de confirmações de datas para entrega via email ou WhatsApp. “Agora o fornecedor entra e faz a solicitação de agenda e a confirmação é automática. Com isso temos mais controle e dimensionamento da demanda diária do pátio. Com a visibilidade da agenda de recebimentos, organizamos de forma estratégica e por setores a rotina de entregas, com metas direcionáveis de volume por departamento, mantendo o balanceamento do abastecimento, sem perda de tempo, atrasos ou perda de mercadoria no estoque”, explica Diogo.
A solução da Tempo Certo, integrada ao ERP do Koch, ainda permite a conferência antecipada da nota fiscal a partir do agendamento da entrega. Assim, qualquer erro de documentação é corrigido antes mesmo do caminhão sair para a entrega, mitigando atrasos ou demora de descarga no pátio, além de reduzir devoluções.
Segurança financeira e de acesso à companhia
“Agora temos uma gestão eficiente dentro dos agendamentos, inclusive com o fluxo de recebimento X financeiro, podendo equilibrar também o volume de pagamentos a partir do fluxo de pátio, sem sobrecarregar nenhuma das frentes”, reforça o executivo.
Com a automação da gestão de pátio, não é mais necessária a identificação tradicional na hora de ingressar no centro de distribuição. O fornecedor recebe uma senha no momento da confirmação do agendamento da entrega, que deve ser apresentada para acesso ao pátio. “Sabemos exatamente quem esperar e quando ele vai chegar, tendo uma visibilidade de todo o processo. Isso garante uma segurança em todas as etapas da gestão de pátio”, finaliza o executivo.
Fundada em 2016, a Tempo Certo atende a grandes varejistas de todo o país. Entre os resultados registrados por seus clientes estão a redução de mais de 50% no tempo de carga e descarga e aumento de 50% do volume de recebimentos nos pátios, além de agilidade em conferências, abastecimento preciso das lojas e indicadores de desempenho gerados automaticamente, que retroalimentam as operações.