Grupo Petrópolis otimiza suas entregas pelo Brasil utilizando a solução GreenMile™
Como resultado, empresa alcançou 98,4% de entregas com evidências registradas e 97,3% de efetividade nas entregas
|
São Paulo, Brasil, Junho 2025 – A Descartes Systems Group, líder global em conectar empresas com operações logísticas intensivas ao ecossistema do comércio global, ajudou o Grupo Petrópolis — maior empresa com capital 100% nacional no setor de bebidas — a enfrentar os principais desafios da logística de last-mile por meio da solução Descartes GreenMile™. Com presença em todo o território brasileiro, oito fábricas em seis estados e uma frota de cerca de 2.900 veículos, a companhia buscava uma plataforma capaz de oferecer visibilidade total das operações, reduzir custos e aprimorar a experiência dos clientes. “O Descartes GreenMile™ nos trouxe um novo nível de controle e visibilidade sobre nossas entregas. Hoje, conseguimos atuar com muito mais precisão e agilidade, garantindo a qualidade do serviço e, principalmente, a satisfação do cliente”, descreve Luís Moura, gerente do Grupo Petrópolis.
Os resultados não demoraram a aparecer. Com o Descartes GreenMile, o Grupo Petrópolis alcançou 98,4% de entregas com evidências registradas e 97,3% de efetividade nas entregas. A taxa de entregas dentro do prazo estipulado (OTD) chegou a 98,0%. A empresa também registrou uma redução de 9% nas horas extras e de 5% no consumo de combustível — ganhos que refletem tanto na eficiência operacional quanto na sustentabilidade das operações.
Antes da implantação da solução da Descartes, o Grupo Petrópolis enfrentava altos custos operacionais com combustível e manutenção, baixa visibilidade de veículos ociosos e dificuldades com a rastreabilidade de produtos e entregas. A empresa também buscava soluções para garantir entregas dentro do prazo (OTD), melhorar o atendimento em casos de devoluções ou reclamações e avançar em suas metas de sustentabilidade, com foco na redução da emissão de carbono.
A colaboração com a Descartes teve início em 2014, com a implementação de Descartes GreenMile a ferramenta de gestão de entregas. Ao longo dos anos, a solução foi evoluindo conforme a maturidade digital da operação, apoiando marcos importantes como a introdução da roteirização inteligente, em 2021, e, mais recentemente, em 2024, com a adoção do GreenMile Pro. Em 2025, o Grupo Petrópolis implementou ainda uma Torre de Controle com os principais indicadores de performance chave (KPIs) da operação last mile geridos integralmente pela plataforma.
“O Grupo Petrópolis conta com 160 centros de distribuição espalhadas pelo Brasil, e a Descartes GreenMile nos ajuda a manter o controle de todas as rotas em tempo real. Se um motorista sai do trajeto planejado, o sistema imediatamente sinaliza o desvio, permitindo uma resposta rápida da nossa equipe. Esse tipo de visibilidade é essencial para mantermos a eficiência e a confiabilidade do nosso serviço”, explica Bárbara Pugles, executiva responsável pela operação da ferramenta no Grupo Petrópolis.
Entre os indicadores monitorados estão: visibilidade entre o planejado e o realizado, rastreabilidade de produtos, controle de jornada (inclusive pausas para almoço, pernoites e horas extras), desvios de rota, paradas não planejadas e atrasos de saída ou chegada. Além disso, a ferramenta permite atender chamados operacionais de forma ágil e centralizada, gerando mais controle e eficiência.
“A parceria com o Grupo Petrópolis é um excelente exemplo de como a tecnologia pode transformar operações logísticas complexas em processos altamente eficientes e sustentáveis. É uma satisfação fazer parte dessa jornada e contribuir com soluções que trazem resultados concretos, como redução de custos, aumento de visibilidade e excelência no atendimento ao cliente”, destaca Douglas Alves, executivo da Descartes.